4 de dezembro de 2020

Star Wars - Jedi Fallen Order

 Antes de começar, hoje eu peço que deixem comentários sobre o blog e como as coisas estão indo, dependendo da resposta um post extra será feito para comentar sobre suas mensagens.


Numa galáxia muito, muito distante, os fãs da saga Star Wars estavam desgostosos com o mundo dos games, o lançamento de Battlefront 2 foi problemático, graças as politicas de mercado da EA e com isso a marca não estava passando pelo seus melhores tempos nos jogos eletrônicos, até que dois anos depois, em 2019 um novo game aparece e consegue sim ser competente e acalmar os fãs da saga de George Lucas. Star Wars - Jedi Fallen Order foi lançado em 15 de novembro de 2019, sendo um jogo de ação e aventura focado no enredo, produzido pela Respawn Entertainment e distribuído pela Electronic Arts, lançado para PS4, Xbox One e PC. Se você quer saber um pouco mais sobre o game e o motivo dele ser importante para saga intergaláctica é só continuar por aqui.


Enredo 

 Esse é o pilar do game, a história é tão boa quanto dos filmes isolados da série, não chega a ser tão boa quanto Rogue mas chega bem perto. O jogo se passa 5 anos depois do Episódio III - A Vingança dos Sith, e conta a história de Cal Kestis, um ex-Padawan da ordem Jedi que foi trabalhar como sucateiro de naves das guerras cônicas depois do extermínio dos cavaleiros da força, depois de algumas reviravoltas na vida de Kestis ele se reconecta com o seu passado graças a Cere, uma ex-Jedi que se desconectou da força. 

 O enredo funciona bem, a busca por um caminho de reestabelecer a ordem Jedi está sim aqui, mas ela existe mais como uma redenção pessoal dos personagens antes de ser algo feito pelo bem maior, e isso já destoa da imagem dos cavaleiros da força até então, além disso a estrutura da jornada do herói está presente aqui, e ela não reinventa a roda, mas consegue fazer de forma competente e prende a atenção. Além disso os personagens por si só são ótimos, até mesmo o pequeno droide BD-1 consegue ser extremamente carismático, ao contrario de games como Need For Speed: Payback, aqui a trama funciona principalmente por conta dos seus personagens cativantes. No fim, o que temos aqui é uma história digna de fazer parte dessa franquia, seguindo seus moldes ao mesmo tempo que consegue ter seu brilho próprio.

Jogabilidade

 Um game recompensador, desafiador e extremamente gostoso de se jogar, Fallen Order aposta na sua experiência em combate, unida a paciência e observação, tudo o que um Jedi de verdade precisa para vencer seus combates. Por vezes você se vê preso em um chefe e cada derrota te faz perceber novos padrões e formas de encaras a batalha, seja com a força, com bloqueios mais frequentes ou até mesmo no melhor estilo samurai esperando a brecha certa para atacar, a paciência é a maior virtude por aqui e aprender como o adversário se comporta é essencial para o sucesso.

 O sistema de evolução do personagem é relativamente simples, com 3 ramificações na sua arvore de habilidades, sendo elas as seguintes: Força, Sabre de Luz e Saúde. A primeira consiste na forma como você interage com a força, puxando ou empurrando os inimigos com maior eficácia ou paralisando eles por mais tempo, a segunda é ligada a desenvoltura de Cal com o sabre, seja arremessando ele, usando duas laminas ou dando golpes mais certeiros e o terceiro altera os valores de vida máxima, de cura com o BD-1 e até a quantidade de estimulantes de cura que são possíveis serem carregados ao mesmo tempo.

 Falando assim da arvore de habilidades, até parece que Jedi Fallen Order é um rpg de ação, mas não é, longe disso até, o game recompensa a exploração e premia você por ser um verdadeiro caçador de tesouros intergaláctico, fazer caminhos não convencionais, explorar os lugares mais inóspitos de cada planeta, passar pelas criaturas mais perigosas e passar pelos lugares mais complicados possíveis para achar tesouros e histórias através da força. O game te convida a se tornar um Nathan Drake interplanetário.   

Gráficos e Áudio

 Para que não passe despercebido, todo o áudio do game parece ter sido tirado diretamente de um dos filmes de George Lucas, dito isso a qualidade sonora está totalmente assegurada. 

O visual do jogo é ao mesmo tempo um dos pontos mais altos e também o maior defeito do titulo. A parte positiva é clara, o realismo dos personagens humanoides é de impressionar, as cores são muito bem trabalhadas e a fotografia é a coisa mais bonita do game, a cada 5 minutos de jogo é possível parar e tirar uma foto que certamente poderia se transformar um quadro. Os efeitos de iluminação competentes ao extremo para essa geração, este game nos próximos consoles tem um potencial estupendo. Pra fechar com chave de ouro, uma das coisas que mais me impressionou foi a reação das coisas ao vento, principalmente da água, a forma como as capas, cabelos e tudo mais reagem ao vento são de cair o queixo.

Mas nem só de luz o game é feito, o lado negro é forte por aqui. Os gráficos são sim belíssimos, tão belos que se tornam extremamente pesados para o console (o game foi jogado em um PS4 Slim), texturas demoram muito para carregar, objetos aparecem e desaparecem do nada, assim como inimigos também, além disso não é incomum o game travar para carregar seções inteiras à frente. O efeito que embaça um pouco a imagem quando a câmera se movimenta é terrível e pode causar um leve enjoo se você for mais sensível, confesso que tive algumas dores de cabeça por conta disso, e se nada disso fosse o suficiente como ponto negativo, o FPS do game é extremamente instável, em pelo menos 4 situações foi preferível correr dos inimigos o mais rápido que podia, pois a queda de frames torna o combate quase impossível. 

Considerações Finais

Star Wars - Jedi Fallen Order é um game bom, que conta uma história interessante para a franquia e é bem pé no chão, está longe de ser um titulo que vai revolucionar a franquia nos games e muito menos ela como um todo. Porém, Fallen Order é o game que a série precisava, e não o que ela queria. Que a força esteja com você, jovem Padawan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário