Antes de tudo, gostaria de pedir desculpas pela demora com o post dessa semana. Estou um pouco doente e não consegui postar mais cedo, porém, antes tarde do que nunca não é mesmo? Outra coisa que gostaria de pedir é que deixem seus comentários sobre o game do dia. Sem mais delongas, fiquem com o texto de hoje.
Ação desenfreada, com movimentos mirabolantes e visual encantador, Just Cause 4 veio com uma expectativa muito grande e com um nome muito renomado. O game de ação e aventura lançado em 4 de dezembro de 2018 pela Square Enix, desenvolvido pela Avalanche Studios (mesma de de Mad Max e Rage 2) foi bem nas vendas e conseguiu agradar grande parte do publico, quais os acertos e quais os erros do quarto capitulo da franquia?
Enredo
Antes de falar com o enredo propriamente dito, vamos falar da sua progressão. O ritmo do jogo é extremamente lento, por vezes as missões que movimentam o enredo mostram pouca evolução, se essa baixa progressão não é suficiente para desanimar, tenho certeza que os vários requisitos à serem completados antes de continuar com as tarefas principais, tudo isso leva o ritmo do game em marcha muito lenta.
Quanto a história propriamente dita, o enredo se leva a sério demais para um jogo com a gameplay tão frenética, os diálogos dão um ar de super-heróis para o personagem principal, como se ele soubesse que tudo daria certo e que ele vai se sair bem, o que pode dar um ar canastrão mas que encaixou bem com o game.
Rico Rodriguez, o protagonista, está mais uma vez combatendo uma organização maléfica, desta vez em um pais fictício da América do Sul, chamado Sólis. Nos fim das contas tudo se resume a combater os vilões como um exército solo, e ajudar os rebeldes a conquistarem seu lugar de volta, tudo isso em meio a um clima verdadeiramente agressivo.
Gráficos e Áudio
Incrivelmente o som é bem feito, mesmo com o caos existente no meio da ação o áudio se comporta bem, mas pode ter alguns problemas com o movimento da câmera. Mas como assim, problemas no áudio por conta da câmera? O movimento da câmera ajuda a focar o áudio, para que os sons correspondam a imagem em tela, então em momentos de muita ação é comum ouvir gritos ou frases fora de contexto com um combate acontecendo ao longe, mesmo que o local em que você está seja seguro.
Os gráficos são muito bons durante o jogo em si, mas durantes as cinemáticas a qualidade cai um pouco e causa uma estranheza muito grade e causando um certo desconforto. Além disso o mesmo problema que aparece em Horizon Zero Dawn também da as caras aqui, é possível perceber um circulo em volta de Rico, dentro dele a qualidade de imagem e riqueza em detalhes é muito maior do que fora deste círculo. Se isso não fosse o suficiente, o game conta com quedas de FPS com frequência devido a grande quantidade de explosões e inimigos em tela, o problema é recorrente e chegou ao ponto de fazer com que certas missões falhem por conta dos leves travamentos causados pela queda de frames.
Apesar de tudo isso, os gráficos são muito bonitos e rendem paisagens deslumbrantes em diferentes ecossistemas, e que rendem fotos lindíssimas. Grande parte do problema é de fato a falta de otimização do game, que poderia tornar ele uma opção melhor para quem gosta de gráficos de ponta.
Jogabilidade
Se a queda de FPS te assustou um pouco, os problemas que aparecem aqui podem ser o ultimo prego no caixão e que vai fazer você desistir do game. Por muitos momentos, quando o gancho é usado, o game apresenta muitos bugs, entrando nas paredes, montanhas ou até mesmo portas que não deveriam ser acessadas no momento, com isso certos eventos não são desencadeados e não é possível prosseguir jogando a não ser que o checkpoint seja reiniciado.
Apesar de todos esses problemas, quando as mecânicas do jogo funcionam tudo é muito divertido, o gancho é um meio de locomoção muito bom e as interações possíveis usando as asas do equipamento de Rico e também do paraquedas possibilitam movimentos nunca antes imaginados por mim, a física do jogo não é realista mas no fim das contas isso ajuda no estilo caótico do game. Um ponto que vale destacar da gameplay é a falta de um combate físico melhor desenvolvido, ter apenas uma ação nessas situações é bem decepcionante.
Infelizmente, mesmo com uma jogabilidade bem divertida, o game tem um designe de níveis bem ruim, as missões menores que existem para desbloquear as tarefas do modo história são extremamente repetitivas e precisam ser feitas muitas, muitas e muitas vezes, são 4 ou 5 eventos diferentes que se repetem durante todo o tempo de gameplay, o que leva o jogo a ser um tanto cansativo e desestimulante, deixando claro a falta de criatividade e inovação que chegou na franquia.
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