27 de novembro de 2020

Hollow Knight

 Castelvania e Metroid foram jogos que marcaram sua época, justos eles mudaram o mercado dos jogos e praticamente criaram um novo estilo de games, o Metroidvania. Mas por qual motivo essa informação está aqui? Pois Hollow Knight é um dos melhores deste estilo já feitos, o jogo foi lançado em 24 de janeiro de 2017 produzido pela Team Cherry com um time extremamente reduzido, apenas 3 pessoas participaram do game se os dubladores forem desconsiderados.


Gráficos e Áudio 

 Os gráficos são incríveis, o designe do protagonista é carismático mesmo sem ser expressivo e ajuda a conectar o jogador com o pequeno cavaleiro. Cada sessão do mapa é um deleite aos olhos, com backgrounds extremamente detalhados e com cores muito características para cada sessão, os monstrinhos inimigos seguem um estilo parecido com o protagonista, com variações de tamanho e forma e mesmo que cause alguma estranheza, as criaturas são de fácil identificação e conseguem ficar gravadas em nossas memórias. Vale ressaltar também a profundidade que o jogo consegue criar, mesmo sendo totalmente em 2D, com várias camadas no cenário o game tem ar de obra de arte e qualquer foto do titulo parece um quadro. 

 Se tivesse que procurar algo negativo por aqui, seriam a repetição de elementos, mas tendo em vista o tamanho da equipe que produziu o game, isto se torna um ponto positivo pelo lado criativo, a rotação, a escala e o foco em certos objetos e estruturas os tornam flexíveis e tem mais de uma utilidade, poupando tempo e esforço para um time de desenvolvimento minúsculo.  


 Enquanto os gráficos não tiveram nenhum ponto negativo, a trilha sonora teve sim alguns deslizes, em certos momentos a musica de fundo pode ser um tanto repetitiva e enjoativa quando passamos muito tempo em um cenário apenas, apesar deste pequeno problema a trilha sonora passa mais sensações positivas que negativas, ela é muito bela e muito bem executada, as musicas são sutis e entram em perfeita harmonia com o estilo gráfico, o que dá um tom artístico ainda maior para o jogo.

Jogabilidade

 Exploração e um combate cadenciado marcam a gameplay de Hollow Knight, com um mapa grande a ser visitado o vai e volta é inevitável, certos locais só são acessíveis depois de obter certos itens ou depois de certos acontecimentos, além disso a dificuldade do jogo é um ponto a ser destacado, pois ele exige do jogador alguma noção na hora dos combates, para desviar no momento certo e fazer contra ataques precisos, além disso os pulos podem ser um pouco complicados em certas situações, mas ao mesmo tempo que o jogo tem comandos muito simples, assim podendo atingir um grande publico, nas mais diferentes idades e estilos de jogo (sério, meu primo de 12 anos que só joga Fortnite o dia inteiro veio me falar todo empolgado do game). 

 O game é uma grande seção de plataformas com combates memoráveis ao longo dela, é desafiador na medida certa, nem difícil ao ponto de ser frustrante, nem fácil demais a ponto de não sentirmos evolução alguma. Metroid e Castlevania certamente tem orgulho deste que é um dos seus sucessores em questão de estilo.

Enredo 

A história do game parece uma colcha de retalhos a principio, e talvez seja mesmo, mas uma colcha de retalhos incrível, cada personagem novo que encontramos, cada lugar novo que exploramos, cada coisinha que descobrimos adiciona muito a mitologia do mundo em que estamos e vai construindo melhor a história, em muitos momentos ver um personagem fazendo uma atividade ja diz muito mais sobre o que está acontecendo do que o dialogo com o mesmo, ou a paisagem de um lugar que vai se modificando conforme as telas são passadas, por vezes você se pega andando pelas telas apenas para observar o local e isso conta muito e acrescenta para o enredo.

Hollow Knight tem sim uma história para ser contada e reflexões para serem feitas, mas a sua estrutura não é convencional em momento algum, o que é um ponto muito positivo, juntar todos os elementos de um jogo (gráficos, sons e jogabilidade) para contar o enredo mais do que os próprios elementos puramente narrativos é de se bater palmas, poucos games conseguem usar esses artifícios e este é um exemplo de como isso acontece, no mais alto nível.

Considerações finais

Hollow Knight é um ótimo jogo, é o tipo de titulo que se usa para introduzir pessoas ao mundo dos vídeo games, e por que digo isso? Porque é um jogo multicamadas, funciona para quem é mais ligado as artes que pode se encantar pelos designes dos personagens, pela trilha sonora e principalmente pelos ambientes apresentados. 

Pra quem espera um enredo fora da estrutura padrão de livros ou filmes, Hollow Knight apresenta sua história de uma forma não convencional não só para as outras mídias mas também como um game em si. Por ultimo e não menos importante, o game indie pode cativar uma nova geração de jogadores que não tiveram contato com os games que o inspiraram, pode ser a porta de entrada deles para um estilo diferente de jogos, sejam games em 2D, games com sprites, games mais artísticos, games com combate cadenciado, entre muitos outros aspectos. 

Mesmo que você não chegue ao fim, Hollow Knight é um game que qualquer pessoa deveria ter a experiência de passar ao menos um pouco por ele, não como um jogo, mas sim como uma obra de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário