26 de junho de 2020

Star Wars Battlefront 2

Vindo de uma galaxia muito, muito distante, este titulo teve problemas em seu lançamento por conta das microtransações dentro de jogo, o que tornou o game "pay to win" mas será que depois da Electronic Arts ter voltado atras em sua postura extremamente agressiva na venda de loot box dentro do jogo as coisas melhoraram ?
Star Wars Battlefront 2 foi desenvolvido pela EA Dice em parceria com a Criterion Games e distribuído pela EA, lançado em 17 de novembro de 2017 para Playstation 4, Xbox One e Windows, como um game de tiro em terceira/primeira pessoa que da a possibilidade de controlar grandes heróis e vilões de uma das franquias mais famosas do cinema.


Campanha


Deste vez, Star Wars Battlefront 2 veio sim com um modo campanha, coisa que seu antecessor não fez, o que por si só já é um ponto positivo, mas as qualidades deste história vão alem disso. O enredo se passa entre os filmes da trilogia original mas apesar disso a historia funciona muito mais como uma preparação para a nova trilogia que estava surgindo no cinema.
Aqui o jogador acompanha a Iden Versio, uma agente importante do império que recebe uma missão especial após a morte de Palpatine, a partir desta missão a protagonista começa a questionar como sua vida foi levada e se ela esta do lado certo das cosias, a evolução da personagem é vista de forma bem satisfatória e as varias referencias a própria franquia deixam qualquer fã bem animado. 
A campanha é boa, mas não alcançou o que poderia devido a sua curta duração, cerca de 5 horas, se o enredo se estendesse por ao menos 10 horas poderíamos ter em mãos uma ótima obra para o cânone da franquia. No fim, o gosto que fica é o de quero mais.

Jogabilidade 

Este talvez seja o ponto mais baixo do jogo, os vários tipos de soldados que podemos controlar não trazem nenhuma inovação mecânica para os jogos de tiro em primeira pessoa, tudo que vemos aqui ja foi feito antes e a sensação de frescor é inexistente mas isso não é necessariamente ruim, devido a falta de inovações o jogo é bem polido e apresenta pouquíssimos problemas hoje em dia (tive uma ou outra queda de frames em dezenas de horas de jogo), tudo funciona bem e de forma fluida.
Quanto a jogabilidade dos heróis e vilões, essa sim foi melhorada de forma mais acentuada entre o ultimo titulo e este, a movimentação esta mais rápida do que nunca mas sem perder a dinâmica e fluidez, além disso os heróis estão cada vez mais únicos e alguns perderam aquele ar de "contra parte" quando comparamos os heróis aos vilões e esse é mais um ponto positivo.



Saindo um pouco das mecânicas e indo para os modos de jogo. Todos aqueles modos classicos de jogos de tiro estão presentes aqui, as batalhas entres pequenos esquadrões, mapas com objetivos pré determinados ou simplesmente um mata-mata, até então nada demais, porém existem modos que valem apena serem destacados, pois aqui temos invasões planetárias em que lutas entre os soldados no solo, juntamente com veículos como tanques e outras naves e até mesmo combate aéreo, tudo isso acontecendo ao mesmo tempo numa disputa de dominação do planeta, com todo aquele ar épico que pudemos imaginar durante as guerras clônicas por exemplo. 
Outro modo que merece uma atenção especial são as partidas de caçada, em que um time vai com soldados comuns do game e o outro pode controlar certas criaturas existentes naquele planeta e isto da um ar leve para o jogo quando você esta cansado de tantas batalhas comuns entre soldados.
Se você se cansar das batalhas em solo, temos as batalhas com as naves mais famosas da franquia ao alcance, caças voando, torpedos sendo disparados, tudo que uma ótima batalha aérea tem direito e até mais pois podemos invadir as naves maiores dos nossos inimigos para destruirmos eles de dentro para fora.
E se tudo isso não é o suficiente você pode largar as armas de fogo (ou seriam de lazer ?) e partir em batalhas mata-mata entre heróis e vilões da franquia, fazendo se tornar realidade aqueles combates que nunca tiveram possibilidade de existir, como Darth Maul contra Rey por exemplo.

Gráficos

Esse é o ponto que o jogo consegue mais se destacar em comparação com outros títulos do gênero e isso acontece por dois motivos, a diversidade nos cenários, personagens e mais porém também se destaca pelo polimento dos gráficos.
A diversidade de mapas diferentes com visuais diferentes  impressiona, temos tundras, desertos, cidades pequenas, cidades grandes, pântanos, tudo que você puder imaginar e com uma qualidade gráfica invejável, os detalhes são cativantes, como as pegadas que deixamos na neve por exemplo ou o reflexo nas armas, mas com tantos detalhes finos e uma qualidade gráfica grande o esperado era que o jogo tivesse problemas, e é por isso que ele impressiona, o jogo desempenha muito bem mesmo com essa tonelada de detalhes e toda a ação frenética acontecendo, todo o tempo que tive com o game foi em um PS4 mas imagino que a experiencia deste game em um computador potente deve ser deslumbrante. Mas chega de conversa, em quesitos gráficos mais do que falar é preciso mostrar.


Áudio

Quanto ao áudio não tem muito o que comentar, muitos efeitos sonoros foram emprestados pela Lucasfilm, ou seja, os efeitos sonoros clássicos de tiros, sabres de luz e muito mais estão presentes aqui sem tirar nem pôr. Além disso a trilha sonora segue fielmente os padrões dos filmes, series animadas e todos os outros conteúdos oficiais, as musicas carregam aquele ar épico da trilha clássica, o único ponto negativo da trilha sonora é uma falta de originalidade que pode incomodar os mais aficionados por musica, mas todas são muito bem executadas apesar da falta de inspiração e não compromete em nada a experiência com o game.

Problemas ?

Sim, esse jogo teve sim seus problemas mas definitivamente não foi culpa da parte técnica o game como game é sim muito bom e mereceria uma nota até um pouco maior do que o 68 no Metacritic porém os problemas do game com micro transações que não continham apenas itens cosméticos, tornando assim o jogo extremamente desbalanceado e frustrante, após toda a confusão e boicote criado dentro da comunidade a Disney publicou uma nota de repudio a essa atitude da EA que removeu as microtransações, que voltaram sim futuramente mas dessa vez apenas como itens cosméticos.

Considerações Finais

Star Wars Battlefront 2 definitivamente não é um jogo ruim, é sim um titulo competente como jogo de tiro, uma ótima homenagem para a franquia e é muito bem executado, o jogo roda muito bem, é bonito, acima de tudo é um jogo bem divertido de se jogar apesar de repetitivo, sua maior falha cabe a EA e suas politicas com micro transações, o que fez o game levar uma onda de comentários péssimos vindos dos jogadores. Apesar disso, o game hoje é uma experiencia ótima e vale apena ser jogado por fans da franquia. Que a força esteja com você!!!

Um comentário: