29 de maio de 2020

Monster Hunter: World

Um mundo repleto de monstros, um sistema de customização de equipamentos massivo, uma alta interatividade multiplayer no modo cooperativo e um sistema de combate que deixa qualquer RPG moderno com inveja, o game de caçar monstros gigantes foi um sucesso incontestável vendendo mais de 15 milhões de cópias, se tornando o jogo mais vendido da Capcom. Monster Hunter: World foi lançado dia 26 de janeiro de 2018 produzido e publicado pela Capcom, mesma empresa dos clássicos Megaman e Street Fighter , o sucesso do jogo foi tanto que alcançou o premio de melhor RPG do ano em que foi lançado no The Game Award, o Oscar dos vídeo-games. Antes de começar de fato aviso que a Review vai ser dividida em duas partes, uma para o game em si e uma para sua expansão Iceborne, dito isso, vamos la.
Monster Hunter World foi um tiro certo para a empresa japonesa, que vem acertando nos últimos anos com uma frequência absurda, a franquia que já era sucesso e dava lucros, mas era muito fechada no seu nicho. De olho em um grande mercado a ser explorado a interface do jogo se tornou mais amigável, as informações de dano e dano critico também se tornou mais transparente, agora o dano aparece ao acertarmos o monstro e em cores diferentes dependendo do tipo de dano, descrições de varias mecânicas e funcionalidades do game são descritas de forma bem longa mas bem eficiente, fazendo com que pessoas que nunca tiveram contato com a franquia consigam entender como as coisas andam por aqui.

Enredo

Como de costume, vamos falar de enredo mas aqui ele existe apenas pra nos apresentar os monstros e os mapas, basicamente isso, a história é apenas um pretexto para caçarmos essas criaturas e isso foi um dos pontos que criaram polêmica ao receber o premio de melhor RPG do ano em 2018, pois tem uma história extremamente pobre, sem interação alguma e personagens muito estereotipados. Mas isso não é um problema, pois o jogo nunca se propôs a ser um game de história bem desenvolvida, nos títulos anteriores  a história nem ao menos era contada de forma direta como acontece agora, então não se preocupe pois o jogo brilha em outros aspectos.

Gameplay 

Quanto a mecânicas de jogo ele é claramente um jogo de ação, toda as 14 armas disponíveis no jogo tem combos e comandos únicos, que diferenciam a jogabilidade, é possível dizer com tranquilidade que a experiencia do jogo se divide em 14 pois cada missão tem dificuldades e facetas diferentes para cada arma usada. Sentimos o peso de martelos e espadões, a fluidez de katanas e outros tipos de lamina, se isso não te agrada ainda pode tentar saltar e montar em monstros enquanto tem um inseto pra ajudar a glaive inseto está ai pra isso, agora se atordoar seus inimigos na base da força bruta, cortar suas partes ou montar neles para tentar derruba-lo não te agradar, você pode tentar ajudar seus companheiros durante suas caçadas (podem ser feitas em até 4 jogadores ou com a ajuda de seu amigato e outros companheiros animais) com um berrante de batalha e se ainda assim não se identificou com nem uma arma temos duas armas de fogo, uma leve e uma pesada e também um arco e flecha.

 E se 14 armas diferentes não for suficiente o game conta com 36 monstros diferentes para serem caçados incontáveis vezes. Com tantas armas e tantos monstros o que vem em mente é a customização, e isso é algo que impressiona, diferente da maioria dos RPGs usa de status e pontos a serem distribuídos em características do personagem, já aqui o que diferencia um personagem dos outros é a sua armadura e sua arma, todos os monstros do game tem armaduras e armas próprias que podem ser construídas com partes destes monstros, eventos também trazem armas  e armaduras únicas e missões de arena dentro do jogo também dão itens que possibilitam criar novas armas e armaduras.

Quanto aos biomas disponíveis, temos 5 mapas que se dividem basicamente em uma grande floresta, um deserto belíssimo, um grande cemitério de monstros com cadáveres e ossos, o fundo do mar sobre a terra e uma região vulcânica. Todos os mapas são extremamente detalhados e tem itens únicos para serem coletados, itens estes que são usados para construir itens consumíveis e principalmente armaduras novas. Os mapas são lindos, extremamente detalhados, vivos e dinâmicos, e acima de tudo sem telas de carregamento que existiam entre as seções do mapa, essas tela não existem mais, mesmo com mapas maiores e mais bonitos do que nunca visto na série.

Gráficos e Áudio 

Os gráficos impressionam, com a quantidade absurda de conteúdo presente no game, com inúmeras armaduras e armas diferentes, com designes bonitos e mesmo com tudo isso o gráfico impressiona, certos monstro vemos pelagem e escamas no mesmo corpo funcionando de forma perfeita, a qualidade das peles, pelagens, dentes, garras, tudo é muito bonito, além disso a customização de personagem é bem completa e com um estilo muito realista, os cabelos são o maior destaque com um realismo que impressiona em um game de RPG que normalmente não tem gráficos tão bonitos.
Os efeitos sonoros são muito bons, os sons dos monstros, das armas sendo brandidas, os efeitos enquanto andamos no mapa, os sons são muito competentes mas o que impressiona é a trilha sonora, são musicas de orquestra que passam o clima épico dessa aventura.

Monstros

Bom, e quanto as criaturas temos uma variedade muito grande, desde dinossauros, galinhas gigantes, lagartos indo até os dragões mais clássicos, são mais de 30 monstros com movimentos, formas e comportamentos únicos, inclusive com dinâmicas estabelecidas de caça e caçador entre eles e guerras de território bem interessantes já que um monstro dito mais fraco pode sim sair vitorioso de um combate com um monstro mais poderoso se os caçadores machucaram ele o suficiente, cada caçada pode ser completamente diferente considerando as guerras de território, o mapa em que você está e sua arma, nem uma caçada é igual a outra. Além disso a Capcom foi fantastica ao alimentar o game após seu lançamento, com eventos entre suas franquias como Devil May Cry, Street Fighter e até Residente Evil, mas a empresa japonesa não parou ai, com o retorno de monstros famosos de franquia como Lunastra e também novos monstros como a Kulve Taroth e a Capcom não parou por ai, com eventos de The Witcher e Horizon Zero Dawn, tudo isso para manter os jogadores ativos durante meses e meses a fio.

Pós-Game 

Depois de tudo isso o game parece de fato bem interessante, mas o desafio real só aparece depois de terminarmos o modo história, pois quando terminamos temos acesso completo ao game, com monstros que não aparecem durante o enredo e agora você pode encarar os monstros visando construir suas armaduras e aprimorar suas armas, fazer inúmeras caçadas procurando as jóias perfeitas para completar o seu conjunto de equipamentos da melhor forma possível e se tornar o caçador mais poderoso, tudo isso se preparando para desafios cada vez maiores, enfrentando os monstros aguerridos que são mais violentos e poderosos ou até enfrentando as versões mais poderosas possíveis dos incríveis dragões anciões. 


Aleatoriedade 


Infelizmente um ponto negativo das jóias são sua aleatoriedade, não podemos filtrar de forma alguma as joias que iremos conseguir, com isso conseguir uma joia especifica pode levar mais de 100 horas ou pode ser conseguido em apenas uma caçada. Um modo de construir essas jóias através de partes de monstro seria muito bem vindo e ajudaria muito, mesmo diminuindo consideravelmente o tempo de jogo do game, que ainda continuaria passando das centenas de horas 

Considerações Finais

Monster Hunter World foi um sucesso que a Capcom não esperava, se  tornando o titulo mais vendido da empresa, o game entrega tudo o que ele promete, o visual dos monstros esta fantástico nesse retorno aos consoles de mesa, as armaduras e nosso personagem também não fica para traz, o maior incomodo dos antigos fãs foi com o designe de algumas armas, mas nada que estrague a experiencia, as horas e horas de caçadas fazem você sentir a progressão de forma muito orgânica, pois ao mesmo tempo que vamos construindo novas armas e armaduras, vamos aprendendo como os monstros de comportam e é muito divertido observar o comportamento deles.

 A diversão é garantida por muito tempo com esse incrível RPG, com as horas de gameplay variando das 40 a 50 horas do modo história até centenas e centenas de horas usadas para aprimorar seus equipamentos e caçar monstros cada vez mais desafiadores. E não se preocupem, quando o conteúdo de Iceborn estiver completo a review sera feita também.

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