14 de fevereiro de 2020

Street Fighter V Champion Edition

Mais um jogo de luta vai dar as caras aqui, e hoje vamos ver o capitulo mais recente de uma das maiores franquias dos jogos de luta e da Capcom, que revolucionou o mercado nos anos 80 e que passou por alguns altos e baixos até chegar nos dias de hoje. Sreet Fighter V foi lançado originalmente em 2016 para PS4 e PC, mas hoje, dia 14 de fevereiro de 2020, temos o lançamento da versão completa do game com todos os personagens e muitas, muitas roupas mesmo.
Antes de começar quero deixar claro que não vou falar dos problemas e falta de conteúdo do game no lançamento, la em 2016, vou considerar a situação do game no lançamento oficial da Champion Edition, dia 14 de fevereiro de 2020, dito isso vamos começar.

Essa edição veio para organizar a cronologia da franquia, além do modo história próprio do SF V temos um modo Acade para cada game da série (incluindo a série Alpha), o que nos possibilita ver a evolução dos personagens através dos 30 anos da franquia, mas não precisam se assustar pois todos os Arcades são com a gameplay da versão atual.

A parte gráfica do jogo é um dos pontos negativos para mim, o visual parece ter saído de uma história em quadrinhos (mesmo sem os traços grossos de Street Fighter 4), e não digo isso de um jeito positivo como em Spider Man, parece que temos um filtro por cima da imagem original, não chega a ser algo que incomoda a longo prazo pois quando os personagens estão juntos tudo fica coeso mas acho que um visual um pouco mais realista poderia ficar melhor, mas para a capcom isso poderia ser uma jogada muito arriscada. Mesmo não tendo me agradado, acho interessante a escolha dos gráficos assim, pois durante a cenas do modo história a engine gráfica é a mesma, então o mesmo visual dos personagens que vemos la, podemos ver nos personagens enquanto jogamos. No fim das contas os gráficos não são ruins, apenas não conseguiram me agradar. 

Antes de falar da jogabilidade e mecânicas quero falar sobre o conteúdo desta versão, que é muita coisa, com quase o conteúdo todo que foi lançado durante todos os anos da quinta edição, ao comprarmos a Champion Edition temos acesso a todos os personagens que foram lançados durante todos os anos, ao todo são 40 personagens diferentes(com todos os personagens do nostálgico Street Fighter II e também com todos os "Vilões" da franquia), 34 estágios diferentes e mais de 200 , isso mesmo, mais de 200 roupas diferentes para os personagens (sem contar as paletas de cores que passa das 10 para cada personagem), é um conteúdo massivo para quem for adquirir o game. Falando de preços, quem já comprou a versão original de 2016 ou a Arcade Edition, pode adquirir essa edição por 49,99 na Steam ou 76,90 no PS4.
(Personagem Cody com traje baseado em Vergil de Devil May Cry)

Já falamos sobre o conteúdo e sobre o que o game oferece em relação ao enredo e conteúdo de história. agora o mais importante, vamos falar de gameplay. Street Fighter V é claramente um game focado no cenário competitivo, tem mecânicas complexas e é um jogo muito técnico, ao contrario de Injustice 2  que é mais casual e amigavel, lógico que qualquer um vai conseguir usar alguns hadoukens ou coisas assim, mas encaixar isso em combos e sequencias grandes é difícil sem gastar um bom tempo de treinamento, a curva de aprendizado é muito ingrime, é abismal a diferença entre jogadores que tiveram mais tempo de jogo com os que jogaram menos (nos níveis mais baixos das partidas rankeadas essa diferença fica mais evidente ainda), o que ao mesmo tempo é bom pois é fácil perceber a sua evolução ao acertar combos e conseguir subir nos rankings, mas esse é um processo extremamente árduo e lento, se você não se testar constantemente a sensação de estagnação vai surgir e trazer um desanimo muito grande que afasta jogadores mais casuais.

Street Fighter V Champion Edition é um game com muito conteúdo, é uma ótima experiencia pra quem gosta da história da franquia mas não conseguia entender muito da história antes (afinal esse é o primeiro game da franquia que se da ao trabalho de explicar a história direito), para quem gosta de games mais competitivos vai aproveitar o jogo da melhor forma possível, vai aproveitar a grande quantidade de personagens e mecânicas diferentes disponíveis, já para jogadores casuais talvez não seja uma pedida tão boa, a não ser que esteja com saudade da franquia ou se interesse pelo enredo desse clássico dos games. Seja pela nostalgia, pelo enredo que pode ser visto completo pela primeira vez em um único titulo ou pelo alto teor competitivo, qualquer um que gosta de jogos de luta deveria ter este game na sua coleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário