15 de maio de 2020

Legends of Runeterra

Saindo do mundo dos MOBAs, a Riot Games lança seu jogo de cartas baseado no universo de League of Legends, com laçamento mundial no dia 30 de abril de 2020, para computadores e celulares, após cerca de 3 meses de beta aberto e junto com isso vem também uma nova expansão. Depois de 10 anos dentro de um único gênero, será que a Riot conseguiu entregar um bom game pra um mercado saturado?

Amalgama do Mercado

Legends of Runeterra de cara pode ser considerado um bom jogo de cartas, a desenvolvedora soube olhar para o mercado e detectar todos os erros e acertos de seus concorrentes para criar a sua colcha de retalhos perfeita, usando apenas os acertos de seus concorrentes, você quer um game com mecânicas robustas e muitas combinações possíveis como Magic?
Aqui você tem, são 7 grupos diferentes de cartas ( Piltolver e Zaun, Noxus, Demacia, Ionia, Freljord, Ilhas das Sombras e a nova região Águas de Sentina), podendo mesclar até 2 deles para montar seu baralho, além disso as cartas tem características diversas, tornando elas mais resistentes, atravessando as defesas inimigas ou até tentando driblar os adversários para atacar diretamente os pontos de vida dele. 

Se você procura um jogo que rode no seu celular, seja bonito, otimizado, com mecânicas diferentes que provavelmente só seriam possíveis por ser um jogo eletrônico, tal como Hearthstone faz?
LoR também entrega isso, com mecânicas interessantes e bem otimizadas, com um gráfico lindíssimo para um jogo de cartas e com animações impressionantes para os Campeões, que aparecem aqui como as estrelas de seus baralhos. Runeterra absorveu tudo de bom que os jogos de carta eletrônicos fizeram ao longo dos anos e assim conseguiu mixar tudo de forma consistente e palatável, até mesmo para pessoas que não tiveram contato com cardgames antes.


Novos Jogadores

A Riot Games se preocupou com a grande quantidade de jogadores que nunca jogaram nada assim antes, para que eles pudessem apreciar essa nova experiencia de forma satisfatória e sem grandes dificuldades e em certos níveis eles conseguiram sim entregar isso mas não totalmente. Em muitos pontos o jogo é muito claro e entrega informações de forma simples e direta, como ao passar o mouse em certo ponto da mesa e assim podemos ver todo o calculo de dano do game, sabendo assim as cartas que serão destruídas, quanto dano iremos dar e quanto dano iremos curar, caso isso aconteça. Outro ponto positivo são as habilidades, todas são muito explicitas visualmente falando, por exemplo a habilidade Elusivo, cartas com essa habilidade não podem ser bloqueadas por nenhuma criatura que também não tenha essa característica, todas as cartas com esta habilidade tem uma névoa sobre si, mostrando que tem este poder nelas. 

Em contrapartida, as mecânicas de jogo são sim complexas, tanto por serem muitas quanto pelas suas interações, é uma quantidade de informação muito grande para ser absorvida logo de cara e isso pode assustar quem não tem experiencia com o gênero, tornando a experiencia frustrante com muitas derrotas em sequencia por não entender o que esta acontecendo, não por falta de informação do game mas por simples e pura inexperiência e infelizmente grande parte dos jogadores de Legends of Runeterra não estão acostumados com jogos de cartas, podendo dar uma explosão inicial muito grande para o game, mas fazendo com que ele caia de forma tão veloz quanto em não muito tempo.

Mercado Interno 

A economia do jogo é algo para se destacar, indo por um caminho contra intuitivo, o game não tem boosters, os famosos pacotinhos de cartas, para serem comprados ja que no lugar deles o jogo entrega capsulas com itens, sejam cartas, coringas (uma carta em "branco" que pode se transformar em qualquer carta de raridade igual) ou essências para comprar cartas em especifico, com isso não adianta você colocar muito dinheiro de uma vez só no game, ainda é possivel conseguir cartas usando sua carteira, mas isto tem um limite, sendo assim temos que jogar para conquistar as melhores opções e construir o baralho desejado, acima de tudo o esforço aqui é bem recompensado já que trocas internas não existem, sem preços abusivos com a moeda interna e sem se tornar "pay to win" com grande vantagem pra quem coloca dinheiro no game. 

Mas como a Riot vai lucrar com um jogo gratuito em que podemos conseguir todas as cartas apenas jogando? 
Fazendo o que ela faz de melhor, vender cosméticos e aqui temos muitos, sejam versos de cartas, arenas diferentes e até um companheiro que fica no canto da mesa enquanto você joga, temos opções para modificar tudo isso e confesso que já me sinto tentado a comprar um novo companheiro para me acompanhar nas partidas.


Considerações Finais

Legends of Runeterra tem tudo para ser um grande jogo mesmo com um gênero tão saturado no mercado, ele é uma colcha de retalhos do melhor jeito possível, absorvendo todos os acertos dos seus concorrentes e descartando sabiamente os erros dos rivais. Um game com ótimos gráficos e muito bem otimizado, como mostrado em sua versão para celulares mas além disso ótimas mecânicas de jogo, com muito dinamismo durante os embates, sendo possível responder as ações do adversário durante o turno dele e até colocando mais criaturas em jogo, mesmo sem estar na sua fase de ataque. As artes das cartas são belíssimas, sendo verdadeiros papeis de parede maravilhosos em alguns casos. Os unicos pontos "negativos" são a falta de originalidade e sua curva de aprendizado, sem mecânicas inovadoras nem nada do tipo, ele é mais uma roda no meio de tantas outras mas uma roda muito bem feita, além disso a demora de adaptação e aprendizado de novos jogadores aos jogos de carta sempre é demorada e aqui não é diferente, por vezes a sensação de frustração pode tomar conta de quem esta começando a jogar.
Apesar destes problemas, LoR é sim um grande jogo dentro de seu gênero e merece respeito, uma ótima pedida para fãs de cardgame, com ótimos gráficos, mecânicas interessantes e bem polidas e balanceamento muito bem feito, o titulo já se torna quase indispensável para qualquer amante dos jogos de cartas, mesmo que não se mantenham jogando, a experiencia vale apena com toda a certeza.

Se você se interessou em jogar é só clicar aqui e baixar o game! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário