28 de março de 2020

Sword Art Online Re: Hollow Fragment

Uma simulação de MMORPG (Massive Multplayer Online Role Playing Game) em um game offline, vários andares de uma torre a serem explorados e mecânicas convencionais dos jogos multiplayer transportadas para o console. Sword Art Online Re: Hollow Fragment é um remaster do game Sword Art Online: Infinity Moment lançado para PSP em 13 de março de 2013. 
Já Sword Art Online Re: Hollow Fragment foi lançado em 24 de abril de 2014 desenvolvido pela Bandai Namco e pela Aquira para PSVita e portado para PlayStation 4 e Windows. O game convida os jogadores a viverem dentro do universo mostrado no anime de mesmo nome, mas será que a experiencia corresponde ao que a série animada nos apresenta ?
O game é baseado nas light novels chamada Sword Art Online, que teve fama mundial com sua adaptação para anime que foi o lançada em 2012 fazendo com que muitos produtos feitos para expandir a marca surgissem. Antes de começar a falar do game em si acho justo dizer, de forma rápida, a minha opinião sobre a obra que fez a franquia tão popular, o anime de SAO tem uma primeira metade da primeira temporada muito boa em muitos aspectos, enredo, animação, trilha sonora, personagens etc, mas a segunda metade da temporada, momento que a trama muda de game, a qualidade despenca no quesito enredo e não volta a melhorar nas temporadas seguintes, o gosto final do anime é bem ruim, com isso em mente vamos para a review.

Para compreensão maior do enredo é necessário que se conheça a história da primeira temporada do anime, já que o game é uma extensão deste enredo, mas para quem não assistiu tem um resumo dentro do jogo. Finalmente começando a falar do game em si, a tradução é estranha e incômoda em muitos momentos e estraga diálogos que poderiam ter aquele ar épico e memorável que animes desse estilo tem, o maior exemplo do tipo de erro de tradução é chest que pode ser "Peito" e "Bau" e muitas confusões como essa acontecem. Mas falando do enredo em si, não é ruim, mas também não é bom, parece uma história meia boca de um jogo genérico, mas é algo que reflete bem o que acontece na segunda parte da animação, então é algo esperado dentro do game.
As mecânicas de gameplay simulam um MMO, foi uma experiencia diferente te tudo o que já tinha experimentado, as habilidades se encadeiam de forma natural e fluida com opções novas de ataque sendo desbloqueadas se usarmos as coisas na ordem certa e também é possível criar "macros" para isso e deixando o processo mais automático e facilitando a jogabilidade. As habilidades estão disponíveis depende de qual arma você esta usando, variam de espadas, adagas, machados, martelos e muito mais, porém temos que tomar uma decisão ao começar o game pois não é possível completar todos os caminhos de habilidades, o que ganhamos é satisfatório mas a curiosidade pra saber como seria se seguíssemos os outros caminhos é inevitável, o que me incomodou bastante.
Se você pensa em um MMORPG, certamente as batalhas contra chefes com seu grupo no fim das dungeons são de fato muito marcantes, os modelos 3D dos inimigos são muito bonitos se considerar que esse é um remaster de um titulo originalmente do PSP, os modelos e variedades dos monstros impressiona, com criaturas da mais variadas formas e tamanhos diferentes indo de minotauros e criaturas humanoides a aranhas gigantescas e coisas do tipo. Assim como os monstros os modelos dos personagens que nos acompanham é bem impressionante para um portátil, já o nosso personagem pode ser customizado ou podemos usar Kirito como protagonista, fora os modelos dos personagens as armaduras e armas também variam muito e isso é um ponto alto pois muitos MMORPGs atuais vendem essas alterações por preços abusivos, e como este titulo simula um eu não estaria impressionado se isso acontecesse, mas não é o caso. Apesar dos bons modelos para um jogo e PSP, ao pensarmos na geração atual, o visual é sim defasado mesmo que rode a 1080p e 60 FPS
Os cenários de jogo são divididos em pequenas partes com pequenas telas de carregamento entre as sessões, e é terrível que ainda existam jogos assim, os mapas não são tão compridos então era o minimo esperado que os mapas fossem carregados por inteiro, o fato de carregar o jogo em partes não serve nem como desculpa para que mais detalhes sejam adicionados aos mapas e ter um ambiente mais rico e com mais detalhes, infelizmente os mapas são mortos e vazios e isso é de entristecer pois isso daria uma vida muito maior ao game.

Por outro lado, apesar dos gráficos defasados, a trilha sonora é de fato muito boa e faz jus ao que a animação apresenta, retomado melodias e faixas muito boas do anime o que ajuda na imersão durante a jogatina, a dublagem do jogo também é muito boa e as vozes ficaram fantásticas tornando a experiencia um deleite para os fãs  

Além de caçar monstros e nos aventurarmos em masmorras também temos algumas missões que envolvem a interação social e isso modifica um pouco da dinâmica na jogabilidade mas nada que dure muito tempo e logo se torna repetitivo assim como as caçadas a monstros, além disso podemos entrar em missões multiplayer e assim se tem uma experiencia verdadeira de um MMO. Se embarcar de fato em todas as aventuras possíveis que o jogo proporciona é capaz de passar facilmente das 100 horas de jogo com seus 300 níveis a serem explorados.

Assim como tudo o que veio depois do encerramento do primeiro arco da animação este é um titulo dispensável, é tudo muito repetitivo e cansativo de se fazer a longo prazo e não vale apena todas as horas investidas no pós game, a história não é la grande coisa e os gráficos são datados além do aceitável para o ano de lançamento, a unica coisa se se salva ilesa é a trilha sonora, de fato o resto é bem pobre e não impressiona, mas se você for fã da franquia é um jogo que vale a visita principalmente se comprado em alguma boa promoção (consegui compra-lo por 10 reais para console), se a animação não te agradou ou não conhece a obra mas ela chamou sua atenção pelo designe dos personagens, passar longe é a melhor opção.


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