20 de março de 2020

Absolver

Artistas marciais mascarados andam por um mundo devastado buscando aprimorar suas técnicas de combate e aprender as habilidades dos seus oponentes, a principio é apenas isso que podemos ver neste titulo, mas Absolver se propõe à algo maior que isso. O game teve seu lançamento em 29 de Agosto de 2017 sendo desenvolvido pela Sloclap. Em uma tentativa de mudar a forma como games de luta são vistos, Absolver vem com uma proposta interessante, tentando mostrar que a arte marcial tem que ser tão fluida como uma dança, mas será que trouxe mesmo a sensação de fluidez das artes marciais ?

As mecânicas de combate, que é o grande diferencial do game, vão ficar pra depois, primeiro vamos falar dos gráficos e efeitos sonoros. 
Os gráficos de Absolver são simples, mas as texturas e shaders usados dão um toque muito artístico, o visual é sóbrio e mesmo sem tanta potencia gráfica acaba sendo bem realista ao mesmo tempo que lembra uma pintura. Melhor do que falar eu posso mostrar, deem uma olhada ai em baixo. Quanto aos efeitos sonoros o que mais vale destacar são os sons dos socos, chutes, cotoveladas e afins, é possível sentir o peso dos ataques e o dano causado apenas pelo barulho dos golpes que entram no oponente, da mesma forma que a sensação de amortecimento quando um oponente defende seu golpe, o som abafado durante as defesas é bem satisfatório.
Sempre é dito muito sobre o enredo, mas dessa vez ele não tem destaque aqui, todo o enredo parece existir apenas como uma "desculpa" para a ação se desenrolar, mas isso não chega a ser um problema no titulo, pois fica claro a proposta dos desenvolvedores em  fazer um game baseado em mecânicas diferentes tendo aquele ar de experimental, com isso a história quase inexistente não se torna um problema e muito menos decepcionante.
Bom, entrando agora na parte mecânica, ele lembra muito um RPG quanto a progressão, temos itens para equipar no nosso lutador e também ganhamos pontos para distribuir em nossos atributos para ficarmos mais fortes, resistentes ou até mais ágeis durante o combate. Mas a parte mais interessante das mecânicas está ligado aos nossos golpes, conforme vamos lutando contra outros oponentes vamos absorvendo suas habilidades, aprendendo seus golpes até um ponto que podemos equipa-los em formas de cartas, outra forma de aprender é quando um NPC (personagem não jogável) te ensina golpes ou até mesmo outro jogador, mas voltando a falar mais diretamente da cartas, colocando ela na ordem certa podemos mudar a postura do lutador e assim encadear outros golpes, se tivermos um baralho de cartas bem equipado a suavidade e fluides desejada pelos desenvolvedores pode ser sim alcançada, porém se o jogador não acertar na hora de montar esse baralho o combate pode sim ficar bem travado. Além de todas essas possíveis variações temos 3 estilos de combate iniciais, com mais um podendo ser desbloqueado enquanto joga.

Absolver consegue entregar o que promete mas não vai muito alem disso, ele é sim um game de combate diferente, fluido e suave como foi prometido pelos desenvolvedores, tem gráficos com um estilo que agrada e os efeitos sonoros são satisfatórios, mas acaba sendo um jogo curto pois não te prende por muito tempo, mesmo que você se aventure por algum tempo no online do game ele acaba enjoando logo e pode deixar um gosto ruim ao jogar, poderia ser muito mais se tivesse maior verba para seu desenvolvimento, fica a esperança para uma possível continuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário