28 de fevereiro de 2020

Uncharted 2: Among Thieves

Depois de irmos em busca de El Dorado em Drake's Fortune, dessa vez seguimos o rastro de Marco Polo rumo a cidade mistica de Shambala, visando a mistica e poderosa pedra Cintamani. Uncharted 2: Among Thieves foi produzido pela Naughty Dog e lançado em Outubro de 2009 e teve ótima recepção em seu lançamento, a aposta aqui é ser maior e melhor que o titulo anterior, e antes de tudo ja posso dizer que sim, o exclusivo da Sony foi sim melhor que o titulo anterior, mas ainda não eliminou todos os problemas do anterior, se quiser saber quais foram os acertos e erros dessa continuação é só continuar por aqui.

Among Thieves aumentou o elenco, além dos personagens retornantes como o protagonista Nathan Drake, Victor "Sully" Sullivan e Elena Fisher, temos novos personagens frequentes, sendo eles o vilão Zoran Lazarevic, Harry Flynn que é um antigo amigo de Drake e Chloe Frazer, antigo interesse amoroso de Nathan. A adição destes novos personagens, principalmente da Chloe que segue nosso protagonista durante mais tempo durante a campanha, cria uma dinâmica interessante com bons diálogos entes ela e Drake e ela também aparece como um contraponto de idéias a Elena. O nosso protagonista se mostra cada vez mais real, a evolução do personagem foi muito boa neste titulo. Considerando o ano de lançamento, não víamos com tanta frequência personagens bons como este, e não só ele, os coadjuvantes também são marcantes e conseguem nos atingir, seja de uma forma positiva ou negativa.
Harry Flynn
Chloe Frazer

O enredo e estética do game esta mais cinematográfico que antes, temos mais cenas com planos de cinema e situações tipicas de filmes de ação, como correr por um trem enquanto um helicóptero dispara misseis contra o protagonista. Temos momentos de ação mais frequentes, os tiroteios e combates estão maiores que antes mas estão mais justos, por muitas vezes aqui temos a munição cheia e não precisamos correr atras de uma nova arma ou mais munição (o que aconteceu com certa frequência comigo em Uncharted 1), mas não só com momentos de confronto armado, por muitas vezes a tensão toma conta por estarmos escondido e tentando resolver tudo na base do stealth, pois sim neste game é possível resolver as coisas sem disparar alguns tiros, o que era complicado no primeiro game, alem disso os momentos que estamos escalando e saltando foram mais criativos e são mais emocionantes que antes.
As mecânicas do jogo também foram melhoradas, mas os poucos pontos negativos que se mantiveram em Among Thieves estão aqui, mas vamos falar primeiro dos pequenos problemas. Uma das maiores reclamações que tive com o primeiro game foi a sensação do personagem deslizar enquanto anda e depois de alguns saltos também, esse problema foi sim corrigido, Drake não desliza mais enquanto anda e nem depois de saltar, mas os saltos ainda são estranhos e não são muito intuitivos, outro ponto que me incomodou é que a dificuldade de conseguir cobertura ainda é existente, as vezes você da o comando para Drake entrar em cobertura, ele faz o movimento mas não esta de fato em cobertura, isso aconteceu somente com pilastras durante toda minha gameplay, o que não deixa de ser um problema, outra coisa que me incomodou muito é algo que para alguns pode ser um ponto positivo, mas me incomodou um pouco, a ação é desenfreada além do que precisava, as vezes faltam momentos para que possamos tomar um folego e isso me fez ter mais pausas durante a gameplay do que eu gostaria.

Mas não foram só coisas ruins, como disse os problemas do personagem deslizar no mapa foram sanados, a quantidade de armas disponíveis cresceu e desta vez elas são competentes, os problemas que tínhamos na mira melhoraram muito, tanto quando estamos de fato mirando ou quando apenas atiramos sem a mira, dos dois jeitos os tiros melhoraram e são mais satisfatórios, a sensação de recompensa por uma mira boa é muito maior agora. 
Outro ponto interessante é o desenvolvimento de algumas fazes, pode ser difícil perceber mas se você jogar ele por uma segunda vez, ou se você for meio ruim como eu e tiver que tentar algumas vezes as fazes notamos o carinho e cuidado que tiveram ao fazer o game, principalmente o capitulo do trem.
Os loadings são todos escondidos dentro das cenas que vemos entre as sessões de jogo, isso da a sensação do jogo todo ser um grande plano sequencia, o que é muito legal e algo que vale ser destacado.
Os gráficos estão muito melhores que antes, o visual da cidade de Shambala é incrível, e as montanhas do Tibete também impressionam, isso mostra uma flexibilidade de cenários com alta qualidade por parte dos desenvolvedores. O visual dos personagens também foi melhorado, trazendo mais emoção pros momentos dramáticos, dando mais peso a história e contribui muito para o ar cinematográfico do jogo.
O som do game merece muito destaque, o som ambiente e das armas são muito bons, os efeitos sonoros são super bem feitos, os saltos, a água, o vento e tudo mais, o áudio é muito bom e encaixa muito bem, a leve trilha sonora funciona muito bem, nem uma musica que vai te marcar muito como em The Crew 2, mas aqui ela funciona bem justamente por não aparecer, ela se enquadra bem nas cenas mas não se fazem perceber, é tudo muito orgânico. 

Depois de tudo isso, quais são as considerações finais de Uncharted 2: Among Thieves? 
É mais um acerto dentre os exclusivos da Sony, continua sendo um bom jogo até hoje, poderia ser facilmente um game de inicio da geração PS4, a série ganha neste titulo um ar de "missão impossível" num universo de Indiana Jones. Tiros explosões e tesouros antigos a serem descobertos, esse é de fato um filme de ação em que nós estamos no comando, o tanto que você gosta de filmes assim vai ser o quanto vai gostar deste titulo, muito bem refinado e prazeroso. Um ótimo filme de ação com 10 horas de duração! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário