30 de janeiro de 2020

Uncharted: Drake's Fortune

Hoje começa uma série de reviews da franquia Uncharted, os três primeiros jogos vão aparecer por aqui e logicamente vamos começar do começo com Drake's Fortune (lembrando que todos os jogos estão em sua versão remasterizada para PS4). O inicio da franquia se da em 19 de novembro de 2007 com o lançamento de Uncharted: Drake's Fortune.
Uncharted te da a sensação de estar dentro de um filme da série Indiana Jones, explorando tumbas antigas e buscando grandes tesouros, sendo um jogo de ação e aventura interessante, com um roteiro que não deve em nada para filmes do gênero.

A história se desenrola através da busca de Nathan Drake pelo El Dorado com a ajuda de seu amigo e mentor Victor "Sully" Sullivan e da jornalista Elena Fisher. Além da busca por El Dorado nosso herói também busca saber mais sobre seu ancestral Sir Francis Drake que já havia buscado a verdade sobre a lenda. Todo o enredo é bem amarrado e te conduz de forma muito satisfatória, este é o maior ponto positivo do game, funcionando como um ótimo filme de ação e aventura interativo, em que além de torcer pelo protagonista, podemos controla-lo e sentir na pele o quão difícil são aqueles feitos que vemos em tela
 
Nathan Drake a esquerda e Victor "Sully" Sulivan a direita 
Elena Fisher

Agora vem os problemas, as mecânicas do jogo parecem mal acabadas, a hit-box (caixa de colisão) da cabeça dos inimigos são muito ruins, sendo muito difícil e pouco recompensador tentar um tiro certeiro na cabeça dos inimigos. A sensação ao caminhar ou dar pulos com o personagem é bem estranha, Drake parece "deslizar" nos cenários, essa sensação é bem incomoda no inicio mas depois de algum tempo nem se percebe mais, por ultimo mas não menos importante, em uma das fazes do jogo controlamos um jet ski ou ao menos tentamos controlar, pois controlar o veiculo é um desafio a parte, os comandos são terríveis, ao menos esse tipo de mecânica aparece apenas em uma missão.

Mas não é de todo o mal, o sistema de cobertura durante os combates é muito bom, e mesmo com a hit-box da cabeça com problemas o resto do corpo funciona bem, a sensação de acertar os tiros é muito satisfatória vendo os inimigos sentindo o impacto da balas.
As sequencias de escaladas e os puzzles também são muito bem feitos. A escalada é bem satisfatória e bem intuitiva, os pulos funcionam bem nesses momentos e depois de alguns momentos de jogo se torna praticamente impossível errar os saltos. Os puzzles que tem no jogo são bons também, em certo momento é preciso dar tiros em sinos para abrir uma porta por exemplo, girar estatuas na ordem certa ou até mesmo ordenar itens pra abrir passagens, fazer correntes e cordas aparecerem e até fazer pilares surgirem para que certos saltos possam ser dados.

Com mecânicas descentes e um enredo muito bom, Uncharted: Drake's Fortune é um pontapé inicial muito bom para uma franquia de grande sucesso para a Sonny, um jogo divertido que te prende pela boa história e ritmo, mesmo com alguns probleminhas merece ter um lugar na prateleira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário