Durante os anos 80 e 90 muitos desenhos vindos direto do Japão, e com isso muitos deles foram adaptados para o mundo dos games, como qualquer outro tipo de jogo saíram títulos muito bons mas também títulos muito ruins, no meio de tantas coisas alguns animes renderam ótimas coisas, então que tal relembrar ótimos jogos de animes que foram muito populares no Brasil ?
Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories
No final dos anos 90 e inicio dos anos 2000 um anime sobre jogos de cartas se tornou extremamente popular, com isso as adaptações para o mundo dos games era natural, tanto o jogo de cartas físicas quanto os digitais fizeram muito sucesso e Forbidden Memories foi arrebatador no PlayStation no ano de 1999. Aqui a história foi deixada de lado e a simplicidade reina, o game não é nada mais que um jogo de cartas baseado em monstros, a grande quantidade de cartas disponíveis e a possibilidade de colecionar todas elas foi um grande atrativo, além de muito conteúdo disponível o nível de dificuldade é elevado, obrigando o jogador a tomar estratégias mais elaboradas e aprender táticas diferentes e não apenas usar o monstro mais forte. O game também teve um sucessor espiritual para Playstation 2 chamado Yu Gi Oh! Duelist of the Roses.
Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 5
Naruto foi um sucesso arrebatador em terras tupiniquins, com isso o anime teve vários títulos em diferentes estilos diferentes, e um dos maiores sucessos apareceu no PlayStation 2l Naruto Shippuden: Ultimate Ninja 5 de 2007, este sendo o quinto título de uma série de jogos de luta, o segundo game da fase Shippuden do anime tem uma gameplay muito refinada, engine melhor trabalhada e a quantidade de personagens é impressionante para a época, são 45 personagens únicos, com alguns deles contendo versões diferentes que modificam o estilo de combate. Além disso o modo história do jogo é incrível, com um sistema de combate beat n' up e uma evolução de personagem semelhante a um RPG simplista, as cenas pré renderizadas são muito bonitas e passam perfeitamente a energia do anime.
Dragon Ball Budokai Tenkaichi 3
Dragon Ball tem jogos desde o ano de 1986, muitos títulos saíram, mas poucos resumiram tão bem o anime quanto Budokai Tenkaichi 3, laçado em 2007 para PlayStation 2 e Wii, o game traz toda a história do desenho japonês desde a série clássica até a série não canônica, Dragon Ball GT. Contando com mais de 150 personagens, o jogo é uma ótima oportunidade para realizar lutas que nunca aconteceram e experimentar grupos que nunca estariam lado a lado. Sendo o terceiro game de uma série, BT 3 aparece com muitas melhoras na engine do jogo, com uma diferença maior entre os ataques especiais para maior variabilidade nos combates, além disso um novo modo de jogo apareceu, em que os jogadores tinham uma quantidade X de pontos, e cada personagem tem um valor, assim é necessário equilibrar entre personagens fracos, médios e fortes, para ter uma quantidade boa de guerreiros sem deixar lutadores poderosos de lado. No fim das contas, Dragon Ball Budokai Tenkaichi 3 é uma representação muito boa do anime para os consoles e uma ótima opção para quem não conhece a série.
Tal qual o game anterior dessa lista, esta é uma ótima opção para conhecer a história do anime ao longo do tempo, por isso a recomendação aqui é da série Pirate Warriros, lançado para PlayStation 3 e 4, como também para Nintendo Switch, Xbox One e PC. Os jogos validos pra essa lista são Pirate Warriors 1, 3 e 4, lançados em 2012, 2015 e 2020 respectivamente, a história discorrida através dos jogos da série partem do principio até por volta do capítulo 900 do manga (o segundo game da série tem história original, por isso não entra nessa lista). Com um leve sistema de RPG na evolução dos personagens, o estilo de gameplay é muito parecido com a série Dinasty Warriors, lutando contra centenas, até milhares de inimigos ao mesmo tempo num combate bem próximo do Hack N' Slash e isso passa a sensação de grande poder, que de fato os personagens tem no anime e isso é incrível. Devido a grande amplitude da história a quantidade de personagens disponíveis é enorme, são 43 a principio com mais 9 disponíveis por DLC divididos em 4 tipos, sendo eles Poder, Velocidade, Técnica e Céu. Com um anime gigantesco assim, os 3 jogos são um opção muito boa para saber um pouco mais a fundo sobre essa história fantástica.
Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados
Cavaleiros dos Zodíaco foi um dos primeiros animes a fazer sucesso no Brasil, e com isso era óbvio que os jogos baseados na série animada fariam sucesso por aqui, e pelo mesmo motivo que Budokai Tenkaichi 3 e a série Pirate Warriors, Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados foi escolhido, é uma ótima maneira de conhecer a história do desenho. Lançado em 2015 para PlayStation 3 e 4 e também para PC, Alma dos Soldados traz de forma inédita até então a saga de Asgard para os jogos, tendo assim os personagens dessa saga como jogáveis, mais de 50 personagens estão disponíveis aqui, a variedade de golpes especiais e animações é ampla, infelizmente o game tem gráficos não tão bons e uma jogabilidade um tanto fraca se comparado a jogos de anime que saíam na época, mas a nostalgia de acompanhar toda essa história é grande e pode ser uma forma boa de revisitar esse clássico, que já não é mais tão palatável quanto parecia nos anos 80 e 90.
Menções Honrosas
Pokemon e Persona seguiram o caminho contrario, surgiram como jogos de sucesso, conseguiram um publico tão grande que tiveram suas versões em anime. Pokemon criou todo uma base de fãs a parte do mundo dos games, a série animada conta uma história pura, de uma criança descobrindo o mundo e mesmo com os altos e baixos na qualidade do anime é impossível não lembrar de algum episódio marcante de Pokemon, independente da sua idade. Já a série Persona teve algumas adaptações diferentes para o mundo dos animes, Persona 4 e Persona 4: Golden tiveram versão animada, Persona 5 também teve uma adaptação, mas a versão de maior sucesso dessa série de RPGs é a adaptação de Persona 3. Persona: Trinity Soul feito pelo estúdio A1- Pictures foi lançado em 2008 e conta os eventos que acontecem 10 anos após a batalha final do game.
Considerações Finais
Qualquer fã dessas séries já imaginou batalhas épicas que nunca aconteceriam nas animações, e muitas vezes os games possibilitam isso, afinal de contas quem nunca imaginou Hyuga e Schneider jogando juntos em Super Campeões? Os jogos de vídeo game vieram pra alimentar mais e mais o sucesso dessas séries ao mesmo tempo que da uma quantidade de conteúdo, possibilidades e um local de experimentações para os fãs, infelizmente devido ao nome forte das franquias, por vezes os jogos são de qualidade duvidosa e não entregam um produto tão primoroso. Sendo bons jogos, ou jogos não tão bons assim, esses títulos marcaram os fãs e estão na memória de muitos e muitos fãs das séries japonesas, afinal de contas a nostalgia de forma saudável é sempre bem vinda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário