Uma série que teve muitos jogos ao longos dos seus varios anos, e que fez muito sucesso no pais no final dos anos 90 e inicio dos anos 2000, mais conhecida no Brasil como Super Campeões, Captain Tsubasa foi responsável por inspirar varias pessoas no Japão e ao redor do mundo a entrar no esporte quando ainda eram crianças, e aqui fica minha "homenagem" a uma franquia que está viva até hoje. Aproveitando o lançamento no mês passado de Captain Tsubasa: Rise of the New Champions vamos relembrar um título que mostra o mesmo arco de história, Captain Tsubasa: New Kick Off saiu para Nintendo DS em 20 de Maio de 2010 pela Konami em comemoração aos 30 anos de franquia. Então seja pela nostalgia ou para descobrir o mundos dos RPGs esportivos, esteja 100% convidado/a a me acompanhar hoje.
Os melhores reviews que você vai ler, diretamente do Acre... com 1 ou 2 anos de atraso :D
9 de outubro de 2020
Captain Tsubasa: New Kick Off
A história de New Kick Off mostra o ultimo ano de Tsubasa com seus colegas do Nankatsu, indo rumo ao tri campeonato nacional, enfrentando assim varias escolas rivais durante o percurso e reencontrando amigos e rivais durante o caminho, após a final do campeonato podemos seguir com a seleção japonesa durante a copa do mundo sub-16 e acompanhar a grande caminhada da geração de ouro do Japão. Se não fosse conteúdo suficiente reviver a fase mais famosa do anime mundo a fora, é possível passar pela experiencia do "e se" com o game, mas o que isso quer dizer?
É possível ver o campeonato pela ótica da escola Toho de Kojiro Hyuga e Takeshi Sawada, assim como a escola Musashi de Jun Misugi e também o colégio Furano liderado por Hikaru Matsuyama, assim é possível ver o desenvolvimento de vários personagens conhecidos da série. Também é possivel criar um personagem e montar uma escalação com jogadores importantes que aparecem em todas as outras histórias, no final o jogo te da a oportunidade de enfrentar um "dream team" montado pelo próprio game.
Os gráficos em 3D não são exatamente o forte do Nintendo DS e neste jogo muito menos, infelizmente pode ser meio dificil encarar este jogo de 10 anos atrás nos dias de hoje, porém como só aparecem nos movimentos especiais, tudo acaba sendo bem feito e funcionam bem considerando as limitações da época e do console em si, alguns são especialmente bonitos como no chute No Fire de Schneider e no New Tiger Shot de Hyuga. Em todos os outros momentos os gráficos se mantém em modelos 3D muito rudimentares e a história é mostrada através de imagens estáticas e texto corrido, o que é bem comum dentro da plataforma.
O que temos aqui é a teoria e regras básicas do futebol aplicados ao RPG, os jogadores tem status que podem ser evoluídos conforme jogamos e habilidades especiais para serem usadas, a unica coisa feita em tempo real no jogo é a movimentação dos personagens, tanto no ataque quanto na defesa, qualquer outra ação que for tomada além desta é com o game parado, apertamos um botão e decidimos se vamos passar a bola ou chutar, se o personagem tiver movimentos especiais para isso também é preciso selecionar se vamos usar os especiais ou optar pela versão normal.
Quando os confrontos entre jogadores acontecem 4 tipos de movimentos podem ser tomados, tanto na defesa quanto no ataque, na defesa são eles Entrada (mais efetiva cotra dribles) , Interceptação (mais efetiva contra passes), Bloqueio (mais efetivo conta chutes) e existe a opção de não fazer nada. No ataque as opções são as seguintes: Drible (mais efetivo contra interceptação), Passe (mais efetivo contra entrada), Chute (mais efetivo contra entrada) e novamente a opção de não fazer nada.
Aqui vem uma parte importante, ali em cima foi dito que existe a opção de não fazer nada e ela é muito importante, mas porque ? Bom, para concluir todas as partidas com nota S é necessário reproduzir vários eventos que acontecem na série japonesa, como o jogador X enfrentar o jogador Y, com isso a opção de deixar com que a bola seja "roubada" de você mostra seu real valor, ela é mais que fundamental para poder desbloquear todos os times e jogadores, além disso com a nota S em todas as partidas é possível usar o treinador e grande inspiração de Oliver Tsubasa, o grande Roberto Hongo.
Claramente eu sou e sempre serei o publico alvo deste titulo, ele é uma clara homenagem e quase um presente para quem é um fã antigo de Captain Tsubasa, ou como chamamos aqui no Brasil, Super campeões. Porém, o meu carinho com a série não me impede de reconhecer que não é uma obra prima, muito longe disso até, mas se você é um grande aficionado por RPGs e quer algo fora da caixa para experimentar, esta é uma boa experiencia, se você é ou era fã da franquia Super Campeões este também é um jogo para você, fora isto é claramente um titulo dispensável, apesar de todo o meu carinho por ele.
Ainda falando de RPGs sobre futebol, pretendo trazer matérias futuras sobre Captain Tsubasa: Rise of the New Champions e também sobre a franquia Inazuma Eleven, mas em apenas 2 textos, um sobre a série clássica de NDS e um sobre a série GO de N3DS.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário