Mais uma missão a ser cumprida em um mundo cheio de guerras, mais um dia em meio ao caos das batalhas armadas, mais uma chamada ao dever. Call of Duty: Modern Warfare é uma atualização completa de um game lançado em novembro de 2007 sob o titulo de Call of Duty 4: Modern Warfare, a versão atualizada saiu para PlayStation 4, Xbox One e Windows no dia 4 de novembro de 2016. Uma repaginada em um titulo de quase 10 anos foi o suficiente pra impressionar e se tornar um game tão marcante quando o original foi ?
Como o titulo é basicamente um remake, apesar de não levar este nome, as comparações com antecessor são inevitáveis.
Antes de começarmos de vez, queria dizer que esse game foi zerado em Live no canal da Twitch do blog, então se você quiser ver alguns games que aparecem aqui sendo jogados pela primeira vez ao vivo, ou simplesmente acompanhar alguns jogos que já apareceram aqui é só clicar no link e seguir o canal. Dito isso, vamos ao post de hoje.
Gráficos (clique no link para uma comparação direta)
A atualização dos gráficos é notável, seja pensando na modelagem dos personagens, nos cenários, na resolução, texturas, até detalhes menores como algumas animações e a água do jogo foram modificadas, tudo que se pode imaginar foi totalmente refeito e melhorado fazendo ele se parecer com um game totalmente desta geração de consoles, com destaque para a iluminação que foi muito bem trabalhada até mesmo comparada com jogos mais modernos do gênero, sem considerar o Ray Tracing.
Se algo merece um destaque um pouco maior, além da iluminação que já foi citada, é o cuidado que as figuras humanas tiveram, eles tem uma emoção um tanto incomum para um game FPS, os personagens conseguem fazer o jogador embarcar na história e se sentir um pouco mais imerso nas situações de tensão, principalmente em momentos que envolvem um risco de vida, logicamente parte desta emoção é devida ao enredo, mas a melhora gráfica ajudou muito . Não é nada de cair o queixo e outros jogos do mesmo estilo tem gráficos melhores de forma até discrepante, como Battlefield 1 por exemplo, porém ainda assim o trabalho feito em cima de um game já existente impressiona e tem sim seus méritos.
Áudio
Assim como na parte gráfica, toda a parte auditiva do jogo foi refinada, as musicas estão mais alinhadas com o enredo e conseguem passar as sensações necessárias para a boa história que o game tem, e logo logo vamos falar disso. Além das musicas que foram retrabalhadas, todos os efeitos sonoros foram refinados e alguns até refeitos para aumentar a imersão e realismo de toda a ação, de fato uma remasterização de tirar o chapel. Mesmo com tudo isso o titulo pode pecar pela falta de novidade na hora da execução, mas ao menos é uma execução muito bem feita.
Um grande ponto negativo aqui é a falta da localização no game, não temos áudios em português e isso atrapalha em certos momentos pois os seus companheiros te passam informações importantes e dicas valiosas em certos pontos da história, o que pode deixar quem não tem um bom domínio do inglês meio perdido em certos momentos. Apesar disso, a falta do áudio em português não atrapalha o entendimento da história pois as legendas cumprem o seu papel muito bem.
Enredo
O enredo é o que se destaca, tanto pela qualidade em si, quanto pela quebra de paradigma já que o cenário estava dominado por jogos extremamente futuristas enquanto este aqui é bem mais pé no chão e se passa nos tempos atuais. Este é de longe um dos melhores enredos em jogos FPS, a trama se divide entre dois núcleos, o americano e o britânico, ambos agindo em conjunto em uma unica grande operação na Russia, a mudança da equipe que acompanhamos durante a campanha ajuda a dar uma noção maior do grande perigo que está por vir, aumentando a tensão e dando maior importância para tudo que o jogador está fazendo, o ritmo é constante e menos um pouco mais calma que os games futuristas e mais tecnológicos da franquia CoD, e isto não quer dizer que ele seja pior, muito pelo contrario, com essa marcha um pouco mais lenta o enredo tem espaço pra se desenvolver um pouco melhor e assim consegue fazer com que o player se apegue aos personagens e aumentando assim toda a carga dramática. Como nem tudo são flores, apesar da história interessante e com todo aquele ar de filme militar, o tempo de jogo é super curto, estando em torno de 6 a 7 horas na história.
Jogabilidade
Bom, eu poderia ficar no lugar comum e falar sobre como COD funciona muito bem como um First Person Shooter mas isso já foi dito de muitas formas diferentes em muitos lugares por ai, então vamos deixar isso de lado e falar sobre os pontos que chamaram atenção e que de alguma forma fazem o jogo se destacar dos demais.
Começando com algo que não diz respeito exatamente a gameplay, mas sim a movimentação dos seus parceiros controlados pela inteligencia artificial, a movimentação deles é extremamente realista, desde os sinais para nos escondermos, aguardarmos em certo ponto ou para avançarmos nossa posição, até a forma como eles seguram as armas quando entram em lugares novos e principalmente as animações e preparo na hora de arrombar portas, tudo é feito de forma muito realista e contribui muito para a imersão.
Falando da jogabilidade propriamente dita temos dois aspectos que me chamaram atenção, a transição entre atirar com a mira, tiro livre e troca de armas no meio do processo, e também a cobertura existente no game.
A troca de armas e tiros com mira e sem mira é ensinada no tutorial do game, antes mesmo de ser possível selecionar a dificuldade em que vai ser jogada a aventura, a sensação ao completar o tutorial é que esta seria uma das mecânicas que nunca é usada na pratica, porém tudo é tão fluido que por vezes o jogo coloca você em um local apertado com inimigos muito próximos, o tiro livre é perfeito aqui, após fazer uma curva um inimigo a meia distancia aparece, a mira com uma rajada de disparos faz o serviço, assim a munição do pente acaba e mais dois inimigos aparecem, uma troca rápida para uma arma secundaria e 4 disparos bem feitos resolvem o problema. Tudo é fluido e faz a adrenalina da situação ficar transparente para os jogadores
As coberturas também são interessantes, como de costume não existe um comando para se esconder ou algo do tipo, mas os materiais que compõe a cobertura e também a arma usada influenciam se um tiro acerta ou não, caixas de madeira, paredes finas e até alguns blocos de concreto podem ser perfurados facilitando em certas situações ao mesmo tempo que da um dinamismo e uma plastica super interessantes pro jogo.
Considerações Finais
Call of Duty: Modern Warfare pode ser considerada uma das melhores experiencias que se pode ter com portes de outras gerações para esta, o jogo é super satisfatório e bem executado, e apesar de não inovar em nada é sempre bom ver um game tão redondinho e funcionando bem. O enredo digno de filmes Hollywoodianos é muito acima da média se comparar com outros FPS, a qualidade é inegável e um ótimo jogo de entrada para o mundo dos games de tiro em primeira pessoa, além de contar com o fator nostalgia para os fãs antigos da série, por um bom preço essa é uma ótima opção. Futuramente o segundo capitulo dessa série vai aparecer por aqui também, então aguardem.
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