Sonic Forces traz uma abordagem interessante para a jogabilidade, existem 4 estilos de gameplay sendo elas as seguintes: Sonic Clássico, Sonic Moderno, Rookie e Sonic Moderno + Rookie.
Enquanto jogamos com o Sonic clássico a jogabilidade é a mesma dos jogos antigos e do Sonic Mania, jogamos uma faze 2D no estilo que popularizou o personagem, as fazes com este personagem são de longe as mais bem desenvolvidas e com o melhor grau de desafio.
Já com o Sonic moderno a jogabilidade é em partes 3D com algumas seções em 2D, nada de novo por aqui, podemos saltar em forma de bola nos inimigos e usar o Boost para atravessarmos os adversários correndo, assim destruindo eles. Infelizmente as fazes aqui são mais lineares que as do Sonic 2D e em muitos momentos caímos correntes de movimento, indo de um corrimão para portais que nos arremessão pela fase e ficamos apenas observando.
Antes de falar como é a jogabilidade com Rookie, quem é Rookie ?
Bom, ele é um personagem criado pelo jogador, podendo escolher o gênero do personagem e também entre 7 diferentes espécies sendo elas: cão, lobo, coelho, urso, gato, pássaro e ouriço. Cada espécie tem uma habilidade passiva diferente e além disso existe uma variedade de customização satisfatória sendo possível trocar as roupas e acessórios do personagem, inclusive é possível mudar a arma utilizada por ele, alterando assim seus ataques.
E por fim, em algumas fazes se pode jogar com Sonic moderno o Rookie ao mesmo tempo, a jogabilidade nesses momentos é bem parecida com o Sonic sozinho, mas podemos usar um Boost aprimorado e a arma do Rookie, nada demais, apenas uma "fusão" dos dois personagens.
Quanto aos gráficos do jogo, é um dos pontos altos junto com a trilha sonora. As sombras e efeitos de luz merecem o maior destaque, fazendo os cenários parecerem vivos e deixando os modelos dos personagens melhores ainda. Além disso os problemas de frames por segundo que existiam em alguns games do ouriço em 3D não existem aqui, nas versões de console o game roda liso, apesar de ter tido alguns problemas com a versão para computador, a estabilidade no FPS é essencial para um game veloz como é esperado para um titulo do Sonic. Quanto a trilha sonora, ela é ótima e não deixa nada a desejar em comparação com jogos anteriores da franquia, os estilos variam entre os personagens indo do rock com o Sonic clássico variando para um pop, até com algumas faixas contendo vocal, quando estamos controlando o Sonic moderno, provavelmente os fãs mais "puristas" reclamem do pop na trilha sonora, mas vale apena conferir a soundtrack.
O enredo é a maior diferença deste titulo em comparação com a franquia, os produtores tentaram fazer uma história bem mais séria e em partes deu certo. Sonic foi capturado pelo Dr. Robotnik e varios de seus companheiros formam uma resistência contra o vilão, que chega a controlar 99% do planeta, 6 meses depois que o ouriço é capturado nosso personagem apelidado de Rookie se junta aos amigos de Sonic liderados por Knuckles e assim começa a aventura, tendo que resgatar o herói da franquia e após isso derrotar Robotnik. Os maiores problemas do enredo estão em dois pontos, mostrar vários personagens queridos da franquia como Tails, Shadow, Silver e Knuckles por exemplo mas não podermos jogar com eles (Shadow é jogável apenas em uma DLC). A outra falha esta no que o enredo poderia ter sido, eles tentaram se levar mais a sério, mas nem tanto, assim o enredo ficou curto demais e cheio de buracos, o que decepciona um bocado pois a história tinha tudo para ser a melhor da franquia.
Sonic Forces é sim um bom jogo, que consegue agradar tanto os fãs do Sonic clássico quanto do Sonic moderno, o jogo tem sim suas falhas como por exemplo parecer um tanto lento em certos momentos e com algumas fazes pouco inspiradas, mas não estraga a diversão do game, o maior pecado do titulo é ser pequeno demais, sendo possível terminar ele em pouco menos de 5 horas, terminando ele em apenas uma tarde de jogatina, é uma ótima opção para apresentar o ouriço aos novos jogadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário