Life is Strange foi um marco
na industria, seja pela sua alta qualidade ou pela sua forma diferente de
lançamento que a principio parece estranha, mas quem apostou no primeiro
capitulo, que foi lançado a um preço bem a baixo de lançamentos, foi fisgado
pela ótima história e acabou sendo fiel ao titulo e jogando os capítulos
seguintes. A 5 anos atras, quando o inicio desta linda história foi lançado,
uma mensagem foi passada de forma incrível, além de uma ótima experiencia
mecânica, nós não temos apenas que jogar, temos que sentir o jogo, logico que o
titulo não foi pioneiro em usar o emocional para agradar, mas com certeza ele
foi um divisor de águas.O game merece sim uma atenção especial, por isso esta
é o primeiro titulo que vai ter comentários de outra pessoa por aqui, para que
fique mais claro as falas dela estarão em itálico. Se não jogou ainda, fica o aviso: CUIDADO COM SPOILERS.
Como grande amante de novelas
que sou, afirmo com facilidade que Life Is Strange é meu jogo favorito. Muito
além da qualidade e sucesso já pontuados, o game tem um enredo cativante, onde
a personagem principal consegue dar destaque para os próprios coadjuvantes
(quem iria querer matar o Pompidou de propósito, não é mesmo? Rsrs). Fora o
cuidado com as abordagens dos temas de extrema importância e tão presentes na
nossa realidade como as drogas na adolescência, traumas do passado, bullying e
suicídio, o game consegue nos prender nas teorias mais mirabolantes e incríveis
com espaço/tempo como o buraco de minhoca ou a própria teoria do caos, sem
faltar é claro um toque de drama. Sem dúvidas seria uma novela mexicana
incrível!
Dessa vez vamos começar pela
trilha sonora, pois aqui ela é de fundamental importância para criar o clima
necessário. A trilha tem 14 faixas licenciadas e mais 8 criadas para o game, e
todas elas casão de forma muito boa com o enredo, com os momentos, com as
personagens, com a própria cidade em que o game se passa, com absolutamente tudo, o carinho dos produtores nessa trilha
sonora é perceptível, parece que estamos ouvindo uma playlist que Max e Chloe
montaram juntas, misturando a sensibilidade e acides das personagens.
A trilha sonora como em toda
novela é fundamental para o desenrolar da história ou para identificar cenas. Em
LIS ela nos traz grande conforto, juntamente com a paisagem da “tranquila“Arcadia
Bay. A ideia já mencionada de ouvir o que se passa nos fones de ouvido da hipster
Max ou o som do carro da punk Chloe é simplesmente perfeita. Pois além de nos
inserir no cenário, nos ajuda a reconhecer um pouco mais da personalidade das
grandes protagonistas.
Aquarela em 3D, se fosse
possível definir os gráficos de Life is Strange acho que seria assim, mesmo que
com muitos filtros usados na imagem, a impressão que temos é que estamos vendo
um quadro em movimento, a cima de tudo o tom artístico se sobre sai, pode não
ter sido o mais eficiente se pensar no realismo e imersão, mas a estética de
pintura dá um ar mais emotivo que o game pede. Mesmo com ótimos gráficos se
considerarmos a proposta dos desenvolvedores, o que brilha aqui são os
enquadramentos, por muitos momentos vemos a câmera observando Max de longe, com
enquadramentos dignos de cinema, se eu tivesse que apontar um game para ser
adaptado ao cinema de forma tocante e bem realizado acho que essa seria uma
ótima opção pois a forma que ele resolve se mostrar para nós parece muito com
um filme
Ainda que não tenha
gráficos complexos, a “simplicidade” torna tudo mais intenso, as
características e peculiaridades de cada personagem é facilmente imagináveis na
vida real. As escolhas das cores influenciam na imersão da trama de tal forma
que até nos sensibilizam para com os acontecimentos climáticos (se houvessem
duas luas no céu estrelado, certamente seria como em Life Is Strange rsrs).
Além dos ângulos perfeitamente colocados nos proporcionam sentir na pele o
impacto de nossos sentimentos compartilhados com os personagens como quando Max
muda uma linha do tempo e por consequência Chloe fica paraplégica (admito que
fiquei em choque nessa parte!). A ideia do Cel shading foi brilhante, e deixou
a nossa novelinha ainda mais enigmática e viciante.
Antes de falar do vamos olhar um
pouco para as personagens principais, Max e Chloe, elas são duas metades de um
todo, enquanto Chloe tem personalidade forte, é irreverente e afronta a todo o tempo
qualquer regra que tentam impor a ela além de sua quase total acidez, em
contrapartida temos Max, a protagonista e personagem que controlamos, uma
garota muito mais calma e ordeira que sua amiga, por vezes ela mostra de
extrema empatia para com seus colegas ao mesmo tempo que pode soar inexpressiva
para o mundo ao vermos algumas de suas interações, mas ao saber se seus
pensamentos percebemos que é uma adolescente comum, com todos os seus problemas
e inseguranças, ela é uma garota doce no fim de tudo. Com essa dualidade entre
as duas personagens a química entre elas é quase inevitável, a interação entre
elas é sempre muito inspirada e até quando interagem com outros personagens tem
falas muito boas, grande parte da qualidade do enredo está em quão real estas
duas personagens são, todos conhecem uma Max e uma Chloe por aí.
Agora o enredo propriamente
dito. Max acaba de voltar para sua cidade natal para e estudar fotografia com
um famoso professor, a partir disso ela se envolve em muitos problemas nesta escola,
dentre eles, ver sua melhor amiga de infância se meter em problemas com um
garoto da escola, com isso ela descobre que pode voltar no tempo e mudar suas
escolhas... a partir disso entramos em discussões internas e com o game sobre o
quão correto ou perigoso pode ser mudar suas ações e consequências disso. Em
meio a redescoberta de uma amizade e acontecimentos na sua vida acadêmica Max,
juntamente com Chloe, abordam temas muito importantes, como sexualidade, auto
descoberta e abuso sexual e de poder, amarrados dentro de uma história tocante
e que causa uma identificação fácil e rápida, o enredo emociona e surpreende te
deixando na ponta da cadeira esperando os próximos passos da trama.
Particularmente falando, foi um jogo que demorei mais que o comum para
terminar, pois sempre estava emocionalmente cansado após o fim de cada
Capítulo.
Com final surpreendente, LIS é
um jogo com potencial a agradar a todos, sempre digo que quem tiver
oportunidade, jogue-o. Sou suspeita pra falar, mas não há quem se arrependa de
joga-lo e quem não gostar nem é gente rsrsrs. A experiencia super vale a pena,
pois além de pôr em xeque a nossa moral e valores, as temáticas são como
conselhos pessoais pra vida. Porem como um filme visto mais de uma vez, joga-lo
novamente nos faz perceber alguns easter eggs e outras alternativas que poderiam
ter facilitado as coisas, o grande vilão
se torna tão ‘na cara’, há mais coisa para explorar do que se pensa e abre a
janela para observarmos as falhas que como todo jogo, está sujeito a ter. Mesmo
assim, digno de um live action, Life Is Strange sempre nos deixa com um
gostinho de quero mais.
Life is Strange é um soco na
boca do estômago, daqueles que te deixam sem fôlego. Um ótimo título para
recomendar à pessoas que não apreciam muitos games, pois além de uma gameplay
sem exigência de habilidade consegue prender pela sua narrativa . O título
também traz discussões importantes sobre nossas decisões e nossa moral. Enredo
encanta e emociona, digno de filme, definitivamente quem tiver a oportunidade
de jogar esse game estará vendo uma obra prima. Max e Chloe vão estar sempre em
nossos corações.
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