18 de janeiro de 2020

Spider Man - 2018

O jogo de hoje é Spider-Man do PS4, jogo feito pela Insomniac Games e foi lançado em 2018, foi sucesso instantâneo com 3,3 milhões de unidades vendidas em 3 dias (superando os números de God of War no mesmo tempo). O que vai ser avaliado aqui é apenas o jogo base, sem as três DLCs já lançadas, mas agora deixando de enrolação vamos para a review do game. 



A primeira coisa que chama atenção no game são os gráficos, eles são muito bonitos, os efeitos de luz durante o jogo são incríveis, principalmente durante o por do sol e durante a noite. 
Outro ponto importante é a estabilidade no FPS, mesmo no PS4 Slim os frames ficaram estáveis durante todo o jogo.

O enredo do jogo cumpre seu papel, definitivamente ele não reinventa a roda mas é competente no que faz e não prejudica todo o resto, ele é simples mas envolvente, lembrando de certa forma os enredos de uma HQ o que talvez não funcionasse muito bem em outros jogos mas neste funciona muito bem, pois evoca a sensação de ler uma historia do personagem, mas dessa vez não estamos só lendo, estamos vivendo o enredo. 

Os personagens recorrentes são carismáticos, Mary Jane  e Peter tem uma ótima química e você torce para o casal durante todos os momentos em que aparecem juntos, Miles Morales aparece numa versão bem diferente dos quadrinhos, este é menos carismático que os outros dois  mas ainda assim é um bom personagem, May Parker aparece como uma senhorinha super simpática, cada vez que ela aparece da um show de fofura. 
Os vilões não chamam muito atenção, alguns deles aparecem muito rápido e sem desenvolvimento, então vou me ater aos 3 que chamam atenção: Mr. Negative , Doutor Octopus e Norman Osborne .

Mr. Negative não me impactou como senti que o jogo espera, ele é tratado como um vilão importante mas o game não faz quem joga se importar com ele, mesmo depois de descobrirmos a história de sua vida não faz com que uma importância surja para quem esta jogando

Octopus é de longe o vilão mais bem construído, acompanhamos o desenvolvimento do personagem saindo de cientista a super vilão ao decorrer da história  de forma lenta e gradual, descobrimos suas motivações e vemos sua mente sendo reconstruída, se tornando um gênio do mal, enquanto cientista ele é uma pessoa visionaria e que busca fazer algo grande. Durante muito tempo não sabemos qual vai ser o posicionamento do personagem durante o enredo, não sabemos se ele vai se tornar mesmo um vilão ou não.

Norman Osborne é o vilão mais interessante do jogo pra mim, aqui ele é o prefeito de New York City e dono das industrias Oscorp, a interação dele com os dois vilões anteriores é sensacional, é um personagem com motivações mais bem construído do jogo, ele passa uma verdade impressionante durante suas falas, e mesmo sem agir diretamente suas jogadas são mais do que suficientes para sentirmos o poder deste personagem
Outro ponto interessante é a dublagem, as vozes foram muito bem escolhidas e casam perfeitamente com os personagens, se tivesse que dar destaques eu diria que Peter Parker/Spider Man (Diego Marques) Norman Osborne (Charles Dalla) e Otto Octavius (Silvio Toledo) são personagens que brilham com suas vozes nacionais.

Agora falando da parte mais importante, o Gameplay e conteúdo de jogo. Falando primeiro do Gameplay pode-se dizer que é impecável, o sistema de luta foi extremamente inspirado nos jogos do Batman da série Arkham mas não entenda isso de forma negativa, o sistema de combate é simples e amigável mas conforme o seu personagem evolui o sistema de combate começa a se tornar um pouco mais complexo sem se tornar um bicho de sete cabeças. 

As missões do jogo são muito orgânicas e muitas vezes parece que os fatos de fato estão acontecendo por acaso e que não foram programados assim, por vezes o jogador fica sem uma missão da linha principal para fazer, até que recebe uma ligação e a nova missão aparece envolvendo a conversa que terminou a pouco. As missões secundarias muitas vezes aparecem de supetão enquanto andamos pela cidade, e isso da a sensação que a cidade esta viva, o que torna o jogo pouco cansativo e dinâmico.

Outro ponto muito importante é a movimentação, sim teremos um tópico apenas para a movimentação, o balançar de teias na cidade é super divertido e gostoso de fazer, a física é muito boa também, não conseguindo se balançar sem ter um prédio ou algo alto por perto ou perdendo velocidade se soltarmos a teia no momento errado. É tão satisfatório se balançar pela cidade que por muitos momentos estive me balançando pela cidade recolhendo os colacionáveis por mais de 1 hora.

Agora falando sobre a evolução do personagem. A escolha da Insomniac por trazer um sistema de evolução de personagem simples mas satisfatório foi sensacional, um toque de RPG na hora de evoluir seus gadgets e também ao evoluir as habilidades do Aranha propriamente dito.

Finalmente vamos falar dos uniformes disponíveis, são mais de 30 uniformes diferentes para serem desbloqueados, uniformes de muitos arcos diferentes das HQs e também algumas versões do cinema, também temos dois trajes exclusivos do jogo

 
Por fim o veredito, Spider Man é um ótimo exclusivo de PS4 que mostra a potencia do console com um jogo leve divertido, não cansa jogar este jogo por muito tempo, ansioso pra ter as DLCs em mãos para continuar a jogar , os colecionáveis são incríveis e o sistema de combate é simples mas gostoso, as lutas são incríveis. Se você procura um jogo de ação/aventura com uma boa história e mundo aberto com bastante conteúdo  esta com certeza é uma ótima opção e se conseguir este jogo por um precinho bom é um ótimo investimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário