16 de outubro de 2020

A História dos Jogos de Corrida

 Os jogos de corrida são parte importante para a história dos jogos, com muitos títulos que marcaram época, e hoje você vai conhecer um pouco mais sobre um gênero cheio de fãs, que ao longo dos últimos 40 anos teve mais de 2400 títulos sendo criados, marcando assim inúmeros jogadores ao longo das décadas.  



O Inicio de Tudo na Década de 70

E tudo isso começou com com Gran Trak 10, no ano de 1974, que de forma muito simples, com pista feita de pontilhados e o carro representado por apenas um grande ponto em tela. Apesar de não ser uma boa representação dos veículos e do ambiente, toda a ideia já estava lá, mas as coisas começaram a melhorar em 1976 com Night Driver, lançado para Atari, Atari 2600, Commodore 64 e MSX. Aqui você é convidado à participar de corridas durante a noite, neste titulo a pista é indicada através de luzes nas laterais e o veiculo era representado de forma rudimentar ainda, mas já é possível reconhecer um carro dentro do jogo, o que ajuda na imersão e ajudou muito para o sucesso do game. Um ano depois, em 1977, Indy 500 apareceu no Atari 2600, trazendo uma variedade maior de pistas, efeitos sonoros incríveis para sua época e também um modo para dois jogadores, o que ajudou na popularização do titulo.

Arcade de Gran Trak 10

Os Anos 80 e um Grande Divisor de Águas 

A década de 80 começa bem com Rally-X, um Arcade lançado pela Namco, usando os moldes de Pac-Man para reproduzir uma perseguição frenética através de cenários que se transformam em labirintos complexos, a principal novidade do titulo é a trilha sonora durante as corridas, antes existam apenas afeitos sonoros durante as partidas. Em 1981 a SEGA vem com Turbo para os Arcades, um game de corrida baseado na Formula 1, com gráficos interessantes pra sua época e uma emoção e sensação de velocidade nunca antes vista nos video games. Passando mais um ano, em 1982, surge Pole Position desenvolvido pela Namco e lançado para Arcade, Atari 2600 e Commodore 64, trazendo uma suavidade nos controles nunca antes vista, dando maior controle ao jogador e recompensando melhor quem é mais habilidoso. Fica como curiosidade que o sucesso de Pole Position rendeu até um desenho animado para o game.  
Desenho Pole Position

Em 1983 um clássico dos jogos de corrida veio ao mundo, Enduro saiu para Atari 2600 e suas principais contribuições para o gênero foram as mudanças climáticas e também a hora do dia, com diferenças na iluminação e incontáveis adversários para serem ultrapassados. Outro titulo que vale ser lembrado em 83 é PitStop que trouxe o multiplayer em forma de Split Screen, com a tela dividida ao meio, cada parte para um jogador.
PitStop

A partir de 1985 as coisas mudaram, o poder dos Arcades vinha crescendo e games com qualidade maior começaram a surgir, e foi neste ano que mais uma vez a SEGA deu as caras no mundo dos jogos de corrida, com Hang On os carros foram substituídos por motos em sprites muito grandes, bonitos e detalhados para a época, e se isso não fosse suficiente o controle do Arcade era uma moto, em que o jogador se inclinava para os lados para realizar as curvas, não é preciso dizer que o sucesso foi estrondoso. Em 1986 mais uma vez a SEGA aparece para mostrar que estava disposta a liderar este segmento de jogos, com Outrun, game que tinha gráficos lindos, com paisagens vivas e diversificadas, trafego nas pistas e uma ótima trilha sonora, que poderia ser escolhida para agradar o motorista da vez. 
Ainda em 1986 tivemos um "remake" do clássico Gran Trak 10, Super Sprint apareceu com jogabilidade mais fluida, com gráficos mais bonitos e sons cada vez melhores, uma ótima homenagem ao antigo Arcade.
                                                                              Hang on

O Ápice dos Sprites e o Surgimento do 3D

Os anos 90 começa muito bem para os jogos de corrida com a entrada da Nintendo no gênero com F-Zero, um jogo tecnicamente muito bom e com uma temática diferente do apresentado no mercado até então, com cenários futuristas e vários corredores extremamente carismáticos, certamente um marco na indústria. Em 1992 a Nintendo vem com outro titulo importante, o primeiro titulo da franquia Super Mario Kart deu as caras no Super Nintendo com pistas baseadas nos mundos do encanador, usando todo esse universo, uma jogabilidade mais arcade e "poderes" baseados nos jogos originais do bigodudo, criando assim um game divertido, leve e fácil para qualquer um sentar e jogar. No mesmo ano Top Gear foi lançado, game que não foi um primor técnico, longe disso, mas que foi um sucesso arrebatador no Brasil e marcou muitas pessoas, fazendo com que muitos virassem fãs do gênero.
Super Mario Kart

Já no ano de 1993 o sucessor de Virtua Racer (1992) da SEGA, Daytona USA, chega aos fliperamas com texturas e detalhes nos cenários extremamente detalhados para sua época, o game poderia ser jogado em até 8 pessoas no fliperama o que garantiu seu enorme sucesso, se tornando um dos jogos mais lucrativos de todos os tempos. No ano seguinte uma das franquias mais famosas dos jogos de corrida nascia, The Need For Speed foi lançado em 1994 e tentava mesclar um mundo realista, com ótima qualidade de áudio, com uma jogabilidade mais voltada para o estilo arcade. Dois anos mais tarde em 96 mais um game que fugia dos carros chegou para o Nintendo 64, Wave Race com suas corridas de jet-ski era um titulo quase obrigatório no lançamento do console da Nintendo, ainda no clima de corridas nas águas em 1999 era lançado para DreamCast o game Hydro Thunder, produzido pela Midway, que apresentava uma física nos objetos interagindo com a água de tirar o folego.
Daytona USA

Voltando um pouco no tempo, em 1997 os jogos de corrida começaram a mostrar que poderiam sair um pouco do estilo arcade e das corridas descontraídas e engraçadas, um verdadeiro simulador estava chegando ao mercado, Gran Turismo trazia uma direção fiel ao mundo real e modelos de carros reais, cada um deles com suas características reais, dentro das limitações do PlayStation obviamente, não muito tempo depois, em 1999 a continuação deu as caras e Gran Turismo 2 apareceu, não apenas refinando a jogabilidade, como também extraindo o máximo do potencial gráfico do console. 
Gran Turismo 2

O Novo Milênio e os Dois Caminhos a Serem Trilhados: Simulador e Arcade

Em 2001 o terceiro capitulo da franquia de simulação da Sony da as caras, Gran Turismo 3: A-Spec elevou mais uma vez o patamar, sendo lançado para o PlayStation 2 os gráficos como um todo tiveram um salto grande, mas principalmente o realismo das pistas disponíveis impressionou na época.
A franquia The Need For Speed teve dois acertos gigantes no inicio dos anos 2000, depois de alguns anos subindo a passos curtos, Underground 1 e 2, lançados em 2003 e 2004 respectivamente, fizeram a série alcançar um novo patamar explorando as corridas ilegais e a forte customização dos carros, e esta formula foi um sucesso arrebatador, juntamente com ótima trilha sonora e uma história competente para jogos de sua época, se comparado com outros jogos de corrida a história é de qualidade extrema, com certeza esta franquia é a melhor opção para jogos de corrida estilo arcade.
Gran Turismo 3 A-spec

O ano seguinte foi importante para os jogos de corrida, talvez o mais importante até agora no novo milênio, pois aqui surgem dois jogos muito importantes, o primeiro deles é The Need For Speed: Most Wanted, usando tudo o que Undergtound fez e melhorando em muitos aspectos, porém algumas mudanças pequenas na gameplay não agradaram muito, apesar disso o titulo foi um sucesso enorme e um marco na história dos jogos de corrida, tendo uma fama muito particular no Brasil. Também em 2005 outro titulo que se destaca é Forza Motorsport veio com um exclusivo de Xbox para rivalizar com Gran Turismo, que era exclusivo do PlayStation, os gráficos estavam cada vez mais impressionantes, com carros cada vez mais detalhados e com uma precisão de dar inveja aos japoneses da concorrente.
The Need For Speed: Most Wanted

Alguns anos depois em 2008 mais um game marcou os jogos de corrida, com um ar cômico e sem se importar com quem chega primeiro, a franquia Burnout sempre teve seu nicho, mas com a chegada de Burnout Paradise a série obteve um grande sucesso se focando em ser 100% arcade e deixando as corridas de lado para que as batidas entre os carros tomassem o plano principal, ele não veio para ser um concorrente de nenhuma outra franquia e sim para ser uma nova vertente dentro de um mercado consolidado.
Burnout Paradise

Em 2009 mais um capitulo na história dos simuladores é escrito, Forza Motorsport 4 vem como um sucesso gigantesco, levando os gráficos do Xbox 360 a niveis que não tinham sido imaginados para os jogos de corrida, além de uma customização de desempenho nos carros incrivelmente bem feita e especifica, sendo um ótimo game para quem realmente entende das maquinas na vida real. Mas não demorou muito para uma resposta vir, em 2010 Gran Turismo 5 surge como forte titulo e elevando o patamar da disputa entre as franquias e também de seus respectivos consoles. No fim da vida do PlayStation 3 a sequencia de Gran Turismo da as caras, em 2013 o sexto game da série leva o gráfico e o realismo dos carros ao extremo naquela geração.
Forza Motorsport 4

Atual Geração e Novos Horizontes 

Logo no começo da geração, Forza Horizon 2 apareceu em 2014 e veio com gráficos impecáveis, um equilíbrio perfeito entre simulador e arcade, uma vasta "biblioteca" de veículos e consolidou de vez a ramificação Horizon dentro da franquia Forza. Poucos meses após o lançamento de Forza, a Ubisoft tentou abocanhar o mercado da Sony com The Crew, tentando trazer uma experiência mista entre Forza Horizon e The Need For Speed que vinha mal das perna, conseguindo agradar uma grande parte do publico mas ainda sim foi um jogo cheio de problemas, porém o sucesso foi o suficiente para garantir uma continuação e em 2018 The Crew 2 da as caras, com grande parte dos problemas corrigidos e uma variedade de corridas maior, agora é possível competir com carros, motos, barcos e aviões, tudo isso em um mesmo titulo. No mesmo ano, alguns meses mais tarde, Forza Horizon 4 aparece e crava sua marca como jogo de corrida definitivo da geração, com gráficos mais refinados, jogabilidade cada vez mais sem falhas e uma biblioteca cada vez mais completa de carros, se tudo isso não fosse o bastante a dinâmica das estações do ano mudando durante o game é um charme a parte, que impressiona pela diferença de visual em cada uma delas e das mudanças na física do jogo dependendo das condições de clima. Definitivamente uma obra prima.
Forza Horizon 4

Menções Honrosas 

Alguns jogos não foram citados no texto, mas valem a sua atenção, então vamos a eles:

Steep - 2016
Crazy Taxi - 1999
Driver - 1999
Franquia F1Codemasters - lançado anualmente desde 2009
Top Gear Overdrive - 1998
Rock n' Roll Racing - 1993
Motorstorm: Apocalypse - 2011
Crash Team Racing - 1999

O Que Está Por Vir ?

Definitivamente não sei o que esperar da próxima geração, a franquia Forza chegou no ápice do que já pude imaginar em games de corrida, tanto nos simuladores quanto no estilo arcade. O que espero é que novas franquias surjam e outras antigas se levantem novamente (ouviu Need For Speed?), para rivalizar com o exclusivo da Microsoft, assim a qualidade dos produtos vai subir para todo mundo, seja você um jogador de PlayStation, Xbox, Nintendo ou PC. Os jogos de corrida fizeram e ainda fazem parte das jogatinas de muita gente, e chegam num publico que muitas vezes nem joga games em si, apenas jogos do gênero, com certeza é um pilar histórico para a indústria. 

2 comentários:

  1. Show de bola, me senti super representado, concordo com tudo, deu até uma nostalgia aqui pq eu joguei quase todos esses jogos que vc citou, amei o post!

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  2. Obrigado pelo feedback, qualquer sugestão ou adendo a ser feito é só comentar aqui!!

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