30 de outubro de 2020

Games Para Jogar no Halloween

 O Halloween é amanhã, então nada melhor do que comemorar essa data com alguns games que passam toda as sensações que envolvem este dia, os sustos, o medo, a tenção, a adrenalina e tudo mais. Aqui teremos uma lista de 5 games, e algumas menções honrosas também.


Dead by Daylight

Lançado em 14 de junho de 2016, o game trás várias criaturas e monstros do terror para assombrar e acabar com um grupo de sobreviventes, falando assim parece um jogo bem genérico mas não é bem assim. O titulo conta com um sistema de evolução de personagem bem interessante, com varias habilidades diferentes para cada um dos monstros disponíveis, tornando as tarefas que as pobres devem cumprir cada vez mais difíceis. Se o objetivo é dar algumas risadas em meio a vários sustos com os seus amigos, Dead by Daylight é uma ótima pedida, que também se faz válida quando se tem mais pessoas do que espaço para jogar, já que assistir game plays e lives (se quiser saber um pouco mais sobre as lives, tem um podcast falando só sobre isso, clica aqui e vai lá conferir) deste jogo também é muito divertido.

Blair Witch

O jogo deu as caras em 30 de agosto de 2019, e trouxe toda a sensação que o filme de 1999 para os vídeo games, uma boa transcrição dos found footage dos cinemas para os jogos e é uma ótima homenagem ao cinema dentro do mundo dos vídeo games. Infelizmente o game é curto e pode conter alguns bugs que prejudicam a jogatina, porém ele se destaca por não ser mais um titulo recheado de jump scare, aqui o terror é baseado no horror psicológico e faz muito bem isso. Apesar do game ser relativamente curto, o jogo tem mais de um final o que garante o fator replay para o titulo, um mais aterrorizante do que o outro. O meu amigo Riatineo que participou do podcast sobre lives jogou esse game ao vivo e se vocês forem nas suas transmissões e pedirem, com certeza ele joga mais games de terror pra vocês.

Silent Hill

Survivor Horror lançado em 1999, o game sabia usar bem o PlayStation 1, inclusive suas limitações que foram usadas para a narrativa do game como uma névoa que dificultava a visão e criava uma tensão cada vez maior, a baixa visibilidade do mapa cria a sensação de desconhecido e a insegurança de simplesmente caminhar pelo jogo já está criada. Mas o jogo não se trata de um terror psicológico e sim um jogo de horror, e como ele faz isso? Bom, o titulo apresenta cenas e contextos absurdos que deixam o jogador extremamente impactado e se perguntando a todo momento, por quê? 
Além disso o game é o primeiro de uma franquia bem conhecida e pode ser a porta de entrada para mais experiências futuras, além disso um filme baseado no game existe e também é uma experiência válida.

Witch It

Muita gente gosta da temática do Halloween, mas não é lá muito fã de tomar sustos ou ficar com medo durante seu momento de jogatina, por isso temos Witch It, lançado em 31 de maio de 2017 o game se trata de bruxas tentando se esconder dos caçadores, um grande esconde-esconde temático, dinâmico, muito divertido e acessível, não é um game mecanicamente exigente e isso é um ponto muito positivo. A possibilidade de se disfarçar como objetos do cenário da uma dinâmica interessante e com certeza rende muitas risadas e momentos que irão ficar por muito tempo na cabeça, além disso o game conta com 3 modos de jogo e 9 mapas, o que garante uma vida útil bem grande pro titulo, por um baixo investimento.


Resident Evil 7: Biohazard

A Capcom estava errando com a franquia a algum tempo, até que a empresa resolveu mudar um pouco as coisas e em 24 de janeiro de 2017 o novo capítulo da franquia da as caras com uma história, a principio, separada dos outros títulos, com gameplay em primeira pessoa e muito mais focado no terror do que seus antecessores (se quiser saber mais sobre a história recente da Capcom, é só clicar aqui), foi uma ótima forma de reascender a série e foi sim um game bem aceito, tanto pela crítica quanto pelo público. Como um jogo em primeira pessoa, a qualidade dos gráficos aqui é impressionante e a possibilidade de jogar em VR no PlayStation 4 é de se impressionar. Passar por essa experiência pode ser um prato cheio para os amantes do terror.

Menções Honrosas 

Muitos jogos não apareceram aqui, mas poderiam estar presentes, como Outlast por exemplo, porém as menções honrosas aqui vão ser direcionadas a jogos que não são focados no terror nem nada do tipo nas que tem visuais baseados em monstros ou coisas relacionadas ao Halloween, e os jogos que mais se destacam nesse quesito, para mim, são: Overwatch e League Of Legends, ambos os jogos tem visuais para seus personagens se inspirando em lendas, contos e elementos do dia das bruxas. Nada mais legal do que um visual diferente e temático pro seu personagem preferido não é? 
Janna Feiticeira, League Of Legends

Terror Tracer, Overwatch

Considerações Finais

O terror é um gênero que surgiu com muita força, principalmente na era 3D dos vídeo games, e conquistou muita gente ao longo dos anos, abordando várias formas de atingir o jogador, seja através de um susto atrás do outro, do horror visual ou do terro psicológico, muitas coisas foram absorvidas de outras artes como o cinema e novas técnicas foram construídas para funcionarem apenas nos jogos. Se obras em que o consumidor é passivo são famosas por passarem uma sensação de perigo controlado, imagina estar na pele de quem passa por todos os sustos e horror, com uma imersão dificilmente obtida em séries e filmes? O terror está muito bem abrigado nos games, e o publico agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário