17 de julho de 2020

NBA 2K20

Como todo grande esporte, o basquete também está representado no mundo dos games, e muito bem representado diga-se de passagem. NBA 2K20 foi lançado em 21 de agosto de 2019 desenvolvido pela Visual Concepts, estúdio afiliado da 2K Games, sendo o jogo numero 21 de franquia. O titulo anterior não foi muito bem recebido devido as politicas de microtransação (assim como também aconteceu com Star Wars Battlefront 2), porém a recepção do mais recente jogo da série foi bem melhor que o esperado e o motivo você vai descobri logo logo.

Enredo

Como de costume temos um modo cinematográfico, o MyCarrear, mas dessa vez sem todo o ar dramático que os últimos títulos tiveram, aqui a intenção é mostrar as dificuldades e o processo de alguém buscando um espaço no Draft da NBA por meios não tão convencionais, podemos ver os dramas, os altos e baixos de todo esse processo, sentimos a tensão e o peso das decisões tomadas e é fácil ficar feliz quando as coisas dão certo, se isso não bastasse ainda temos a participação de astros de Hollywood como Idris Elba, Rosario Dawson, Thomas Middletich e outros mais, até o astro das quadras LeBron James faz suas participações extra jogo.

Áudio

A trilha sonora é parte fundamental, as musicas foram escolhidas a dedo e combinam muito bem com cada momento durante o enredo, tudo encaixa bem, com uma mistura de artistas consagrados com novos rostos a playlist do jogo é bem diversificada e agrada a todos os ouvidos.
Já os efeitos sonoros, como a bola quicando, o barulho dos jogadores correndo, o barulho dos tênis em fricção com a quadra e tudo mais é o ponto que me agradou mais no áudio do game, a trilha sonora é sim muito boa mas os efeitos caem como uma luva o que contribui para o ar de simulador, juntando os gráficos com os ótimos efeitos sonoros, o jogo já foi usado para transmitir jogos da NBA disfarçados de gameplay na Twitch.

Gráficos

Definitivamente os gráficos da franquia de basquete da 2K são os mais bonitos entre todos os jogos de esporte da geração, os modelos dos jogadores e os uniformes estão incríveis, as quadras são maravilhosas, as expressões nos rostos e o suor no corpo dos atletas são extremamente realísticos e eu nem preciso falar da iluminação, a forma como a luz reage com os corpos humanos, com a bola, com a quadra, tudo é impecável para um jogo que se propõe a ser um simulador. Pensando no modo história existente no game, os gráficos refinados colaboram para passar toda a emoção dos jogadores durante as cenas e da maior liberdade para alguns atores famosos que aparecem durante o enredo.

Jogabilidade 

O jogo performa extremamente bem, a forma como os jogadores interagem entre si é muito bem feita, sentir o peso de um defensor aliado quando ele faz uma parede ou a diferença de agilidade ao darmos um passo para trás antes de um arremesso. As movimentações, dribles, passes, arremessos, absolutamente tudo é extremamente suave.
Mas nem tudo são flores, estamos em fim de geração então era esperado que grandes revoluções de gráficos e mecânicas não aparecessem por agora e foi isso mesmo que ocorreu aqui, ajustes finos e pequenas melhorias foram feitas no jogo, agora por exemplo é mais fácil escapar da marcação dupla com um passe e a movimentação dos jogadores está extremamente fluida e realista. A maior mudança de gameplay aconteceu nas Badges que foram reformuladas pra este titulo, influenciando assim alguns modos de jogo de forma direta, o MyCareer foi definitivamente o mais afetado pois agora elas tem um peso muito maior no desenvolvimento de seu jogador.

Modos de Jogo

NBA 2K20 tem todos os modos de jogo que um simulador de esporte deveria ter, partidas rápidas, MyCareer, MyLeague e MyTeam.

Partidas Rápidas: No menu inicial aparece como Play Now, dentro dele é possível jogar uma partida comum, uma temporada inteira, apenas os Playoffs e alguns outros cenários customizáveis. A parte mais interessante de tudo isso é que podemos usar além dos times da NBA, como os times draftados por alguns jogadores da NBA como LeBron James e Giannis Antetokounmpo e também times históricos como o Lakers de O'Neal e Bryant do inicio dos anos 2000 e o clássico Bulls com Jordan, todos estes times estão disponíveis para jogo, mas definitivamente a maior surpresa é pode jogar com times da WNBA, a liga americana de basquete feminino. 
MyCareer: Este é o modo história que conta com a participação de atores de Hollywood, o enredo consiste basicamente em mostrar a trajetória de um aspirante a jogador da NBA até o estrelato. Podemos customizar a aparência do jogador, escolher sua posição e como seu jogador vai se desenvolver durante os anos de carreira, desenvolver sua fan base, fechar novos patrocínios e tudo que envolve a vida de um jogador. E aqui vem parte do problema do jogo, até em modos offline como este as microtransações dificultam muito a evolução por conta de preços um tanto exorbitantes em níveis mais altos e isso aparece de forma latente aqui, sendo difícil passar do overall 90 por aqui.

Resultados da pesquisa

Rjjjesultados da W


MyLeague: Se você já jogou Pro Evolution Soccer ou Fifa definitivamente vai entender este modo muito rápido, ele é equivalente à Master Liga e Modo Carreira respectivamente. Podemos escolher entre controlar apenas o time e deixar a parte burocrática para a CPU ou assumir totalmente o controle do clube tomando as decisões por completo, indo da escalação do próximo jogo, jogando as partidas como um tudo e indo até decisões de Draft e negociação de contrato com novos jogadores. Com certeza é uma experiencia de comando muito melhor do que o esperado por dar mais controle do que de costume nos jogos de esporte, apesar da dificuldade inicial para navegar entre os menus e entender como tudo funciona.

MyTeam: Continuando com as comparações, este é o Ultimate Team do NBA 2K20, com modos de jogo diferente como o 3x3, o que aumenta a longevidade ao MyTeam. Aqui podemos montar nosso time com cartas de vários atletas atuais e também grandes astros do passado, o estilo de jogo é sim bem divertido e ver a evolução da equipe é muito legal e gratificante porém aqui surge mais uma vez o problema citado anteriormente, as microtransações, as recompensas que se ganha jogando são extremamente baixas fazendo com que o tempo investido seja exorbitante para ter um time mediano, a outra forma de se ter um time competente e é aqui onde a 2K realmente ganha dinheiro, qualquer critica que a EA receba sobre o Ultimate Team pode se aplicar a esse modo, o que não faz ele ser menos divertido mas sim potencialmente frustrante

Considerações Finais

Se você é fã de esportes em geral este é sim um jogo bem divertido, mesmo que não tenha experiencia prévia com a franquia as mecânicas de jogo não são tão complicadas, os gráficos de altíssimo nível colaboram para chamar atenção e impressionar quem não conhece e a diversão no famoso multiplayer de sofá é altíssima e nem é preciso acompanhar o cenário atual da NBA já que os times clássicos estão disponíveis, o que faz ser um ótimo jogo para uma reunião de amigos por exemplo. Já para quem está voltando para a série, as mudanças entre o ultimo titulo e este não são grandes mas os ajustes feitos e a adição da WNBA vale apena como uma nova experiencia, o modo história também teve uma melhora consistente com uma história muito mais interessante. Definitivamente é um titulo bem divertido, apesar das microtransações abusivas, felizmente o modo online é dispensável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário